'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND gourmet

À mesa, onde tudo acontecia. 4 espaços emblemáticos da "conspiração revolucionária" que sobrevivem até hoje

Palco de tertúlias, de conversas, estes quatro lugares viram o 25 de abril acontecer e até hoje mantém a sua identidade. Conheça melhor este roteiro revolucionário que termina com "um cafezinho"
24 de abril de 2024 às 23:16
A Brasileira
A Brasileira Foto: Instagram

Uma revolução que mudou o país por completo! O 25 de Abril trouxe novos conceitos e levou embora outros, mas houve restaurantes que viram nascer a revolução e sobrevivem até hoje, fiéis aos seus princípios. Venha daí conhecer alguns emblemas da época, que se mantém. 

Gambrinus

Tudo acontecia no eixo Baixa-Restauradores e mesmo com um rótulo ligado a muitas figuras do Antigo Regime, o Gambrinus, ícone da alta-gastronomia dos anos 70, albergava no bar e nas suas salas, um role tão variado de clientela como as divisões políticas da época. Intelectuais "perigosos" que, à boca pequena ou nem tanto questionavam o governo antes da revolução conviviam, entre aquelas quatro paredes, com figurões de Estado. Reza a "lenda" que muito do que foi abril foi questionado no famoso balcão do Ganbrinus, entre uma imperial e um prego. 50 anos depois, este ícon da capital mantém-se em grande forma e recomenda-se.

Galeto

A noite de Lisboa acabava naturalmente ali. Na Avenida da República, o restaurante de art-deco e balcão ziguezagueante tornou-se, desde os anos 70, símbolo de uma Lisboa que se queria modernizar e estar acordada até mais tarde. No menú, pratos rápidos, como os combinados, que entraram para a história e continuam a conquistar as novas gerações. O 'Galeto' trouxe um conceito novo à cidade de Lisboa, mas não é a única coisa que torna este restaurante tão especial. Inaugurado em 1966 foi um dos restaurantes que sobreviveram às mudanças de Portugal. Um conceito de "snack-bar" que se mantém atual.

Faz Frio

Sobreviveu à história e às crises, apesar de ter fechado portas em 2017. O restaurante no Príncipe Real mudou de gerência e voltou "em grande". O que distingue o 'Faz Frio' dos outros é que o bacalhau está sempre entre os pratos do dia. Tudo neste restaurante é propício de um ambiente característico, dos azulejos às luzes quentes. Deixe-se levar pelos pratos do dia que são servidos nesta casa e se quiser, pode aproveitar para comer num "gabinete".

A Brasileira

É um ponto mítico, no coração do Chiado, conhecido pelos locais e não locais. Um dos espaços mais emblemáticos de Lisboa é a 'A Brasileira'. Entre épocas, sistemas políticos e mudanças na história nacional, este restaurante esteve presente em todos eles. Abriu em 1905 com um conceito ainda não apreciado pelos portugueses: o café. Este era um dos pontos de encontro de escritores e artistas, que entre um café e um serão tinham discussões "suaves e ponderadas".

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável