A história da Pequena Sereia é transversal a várias gerações, contada e recontada ao longo dos anos, tendo sempre o poder de atingir o coração dos mais novos. Não é por isso de estranhar que, tantos anos depois, continue a ser tão atual e alvo de adaptações para tornar a história de Ariel mais consonante com o mundo em que vivemos aos dias de hoje.
É por isso uma trama completamente adaptada - mas sem esquecer as bases do que foi escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen - que chega agora às salas de cinema, esta quinta-feira, dia 25 de maio, num ótimo pretexto para levar os miúdos a dar um saltinho à grande tela.
A saga passa-se nas Caraíbas e é Halle Bailey que dá vida à personagem principal. A atriz, cujos antepassados chegaram a trabalhar em campos de algodão, não esconde o orgulho por estar agora no principal papel de Pequena Sereia. "Eu falei com os meus avós, que viveram em tempos muito, muito diferentes. A minha avó, por exemplo, tem memórias vividas da sua mãe e da sua avó nos campos de algodão, por isso ver a sua neta a interpretar o papel principal num filme como este, deixa-me muito orgulhosa e emocionada", revelou.
Toda a história da Pequena Sereia que agora chega aos ecrãs tenta ser mais inclusiva, com menos clichés, mantendo o essencial de uma jovem sonhadora, que não hesita em desobedecer ao pai e viver um romance com Eric, mas tudo foi feito para que a mensagem não seja apenas a de uma menina que move mundos e fundos por amor, mas sim por ideais como a liberdade.
"A Ariel não só não tem medo do mundo à superfície, como embarca numa jornada épica para provar que tem razão, e portanto o filme é de facto sobre cultivar a tolerância e lutar contra preconceitos. E o que é interessante é que não tínhamos qualquer agenda, estávamos só à procura da melhor pessoa para interpretar a personagem, e podíamos ter escalado atrizes de qualquer etnia. É por isso que estamos profundamente orgulhosos de ter a Halle a interpretar o papel, porque ela é brilhante a fazê-lo", disse o realizador Rob Marshall, orgulhoso do resultado final.
...
A Pequena Sereia
Já a banda sonora do filme foi readaptada pelo compositor Alan Menken, que foi responsável pela original.
Na versão portuguesa dobrada, Soraia Tavares dá voz a Ariel, enquanto Ricardo Soler é o príncipe. João Frizza e Ana Cloé são a voz dos melhores amigos de Ariel.
...
A Pequena Sereia
Em cartaz estão ainda outros filmes para os mais novos como Super Mario, Escola de Coelhos ou Astérix e Obélix.