Arranca esta quinta-feira, dia 25 de maio, a 93ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, com uma edição que promete ser a com maior oferta de sempre, apesar de o espaço se manter limitado, devido à preparação da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa.
Entre os dias 25 de maio e 11 de junho mais de 980 chancelas editoriais comercializam os seus livros em 340 pavilhões, nos quais será possível adquirir as novidades e títulos mais antigos a preços apelativos.
A Feira do Livro, que este ano melhorou as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, vai estar a funcionar mais ou menos nos mesmos moldes que as edições anteriores. Mantém, por exemplo, a Hora H - onde as editoras fazem, em determinado período da noite, descontos superiores aos normais em livros editados há mais de 18 meses - mas este ano a encerrar mais cedo do que o habitual.
...
Feira do Livro de Lisboa
Em vez de encerrar à meia-noite, a Feira do Livro passa a fechar às 22h nos dias de semana e às 23h aos fins de semana e vésperas de feriado. Mas se por exemplo estiver a pensar fazer uma visita no próximo sábado, tenha em atenção que o evento pode terminar mais cedo caso o Benfica seja campeão, uma vez que as celebrações acontecem mesmo ali ao lado, no Marquês de Pombal.
Garantidas vão estar as habituais sessões de autógrafos com autores nacionais, mas também com várias estrelas internacionais. Por exemplo, este ano, Camilla Läckberg, uma das rainhas do thriller, vai estar no Parque Eduardo VII, a partir das 15h00 para autografar o seu mais recente livro, 'O Cuco'.
No ano passado, o número de visitas atingiu as 720 mil pessoas, mas a organização espera que este ano esse valor possa aumentar em mais de dez por cento, muito à conta dos novos hábitos de leitura incrementados entre os mais jovens, através de um fenómeno nas redes sociais, que dá pelo nome de booktok.
Num dos maiores eventos da cidade de Lisboa, espera-se casa cheia, muitos autores e leitores ávidos por ler as suas histórias, voltando a colocar os livros na moda.