
E de repente, as temperaturas rondam os 24 graus, o sol começa a mordiscar a pele e a fazer-nos ter umas saudades loucas da praia. Daí até ao primeiro mergulho é apenas um pequeno passo, mas a verdade é que, além de ainda não ter aberto oficialmente a época balnear, é fácil acharmos que "este sol é fraco" e não faz mal. Mas não é bem assim.
Deixamos-lhe 7 cuidados que deve ter com os primeiros mergulhos do ano.
PROTEGER A PELE O ANO TODO
Temos tendência para apenas usar protetor solar quando vamos à praia no pico do verão, mas a verdade é que nesta fase de temperaturas amenas também é essencial. Não se esqueça da proteção e verá que a sua pele agradece. A todos os níveis. Até porque o sol é dos melhores amigos das rugas.
ADEQUE O TIPO DE PROTEÇÃO
Quanto mais claro for o seu tom de pele, maior deve ser o fator do protetor solar a utilizar. Mesmo com temperaturas acima dos 20 graus, não pense que pode facilitar. Se é fator 50 que usa durante todo o verão, é também esse que deverá colocar agora na primavera.
APOSTE DOS ACESSÓRIOSSe vai andar a passear ou planeia passar a tarde numa esplanada, é pouco provável que tenha paciência para estar sempre a retocar a proteção solar. Mesmo com o corpo menos exposto, há perigos com os ombros e pescoço a serem normalmente zonas nas quais é fácil apanhar um escaldão. Opte por chapéus de abas largas e óculos de sol para se proteger nessas ocasiões.
AS HORAS DE MAIOR CALOREntre as 11h e as 16h prefira outros programas do que estar a torrar ao sol. Lembre-se que tem todo o resto do dia para poder desfrutar do sol. Se ainda assim não resistir, reforce a proteção.
HIDRATAÇÃO
Ande sempre com uma garrafa de água por perto e mantenha-se hidratado. É essencial para fazer face aos primeiros dias de maior calor!
CABELO IMPECÁVELQuando se fala em proteção solar temos tendência para nos esquecer do cabelo, mas protegê-lo dos raios ultra-violeta é igualmente importante. Aplique um protetor específico para cabelo e protega-o do sol. Se tiver o cabelo pintado, a sua cor vai agradecer.
USE ROUPA ESCURA
Embora se diga que no verão se deve dar preferência à roupa clara, a verdade é que as peças mais escuras são as que defendem melhor a sua pele do sol. Confuso? A cor branca armazena o calor gerado e não o 'expele', enquanto a mais escura não reflete o calor para a nossa pele.