'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend Gourmet

Alerta boa mesa! Alentejo está entre os 10 melhores destinos gastronómicos do mundo

O Alentejo é uma das sete regiões portuguesas distinguidas na lista dos 100 melhores destinos gastronómicos.
22 de janeiro de 2025 às 22:28
alentejo, gastronomia
alentejo, gastronomia Foto: CM Oliveira de Azeméis

Com uma avaliação de 4,4 em 5, o Alentejo ficou em 9º lugar na lista das 100 melhores regiões gastronómicas do mundo em 2024, segundo o guia online gastronómico, TasteAtlas.

O guia de comida tradicional referiu vários pratos e restaurantes, dignos de um lugar no Top 10. As Bifanas de Vendas Novas, a Sopa da Pedra de Almeirim (embora este seja do Ribatejo e não do Alentejo) ou o Pão e Presunto Alentejano são alguns dos produtos referidos na lista. Já em termos de restaurantes, o Restaurante Casa Chef Victor Felisberto, o Solar do Forcado ou o restaurante Dom Joaquim, em Abrantes, Portalegre e Évora, respetivamente, também fazem parte dos destaques deste guia.

O Choco Frito de Setúbal ou o Queijo de Azeitão também tiveram direito a uma menção, apesar de não fazerem parte da região alentejana.

Mas quais são os segredos da cozinha alentejana que merecem reconhecimento até para além das fronteiras?

As ervas aromáticas estão presentes em praticamente todos os pratos tipicamente alentejanos, criando aromas que, misturados com os dos alimentos de qualidade utilizados, ficam ainda mais apetitosos. Entre as várias ervas aromáticas destaca-se o uso do louro, da erva-doce, do anis ou dos coentros.

Alguns pratos típicos como as migas alentejanas, ganharam o seu reconhecimento, não só pelo sabor, mas também pelo seu modo de confeção. Um tacho de fogo de barro vermelho vidrado, versátil, sem os perigos das panelas de alumínio e com a vantagem de manterem a comida quente durante um grande período de tempo, era o utilizado originalmente em várias receitas alentejanas. Em especial, as migas com o pão e azeite (este último alentejano, vindo de lagares da região) têm como resultado um prato único, apreciado por todo o país.

migas, alentejo
migas, alentejo Foto: MICHELIN Guide

Para acompanhar estes belos pratos, claro que não pode faltar um bom vinho. Vindo das centenas de vinícolas espalhadas pela região, os vinhos alentejanos ficam a ganhar com as planícies com muito sol, que permitem o amadurecimento das vinhas perfeito para um vinho de qualidade.

Para além do Alentejo, também as regiões de Trás-os-Montes (14º), Algarve (20º), Açores (51º), Bragança (80º), Vila Real (81º) e Santarém (91º) fazem aparições na lista.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável