'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Weekend - Livros

Cinco livros infantis de autores portugueses para despertar nos mais novos o prazer de descobrir uma boa história

Oferecer histórias é abrir portas de novos mundos às crianças! Estimule a imaginação deles com os livros certos
26 de novembro de 2025 às 20:30
Histórias de Chloe e do avô Wutz animam leitura
Histórias de Chloe e do avô Wutz animam leitura

Se já é difícil concorrer com televisões e tablets, mais complicado ainda se torna se não fizermos a nossa parte e expusermos as crianças das nossas vidas a histórias que despertem o prazer da leitura. Por isso, se já anda a pensar nas compras de Natal, os livros continuam a ser dos presentes mais especiais que, além de darem novos mundos aos miúdos, estabelecem ainda conexões importantes entre adultos e crianças no momento em que nos sentamos para interpretar aquelas páginas de emoções. Deixamos-lhe cinco sugestões de autores portugueses, que vão fazer as delícias dos mais novos!  

A Amiga Cinzenta, de Pedro Chagas Freitas

Por vezes, pode ser difícil responder às perguntas intermináveis dos nossos filhos e à sucessão de porquês que exigem respostas claras. Nos temas mais complicados, lembre-se sempre, a ficção é uma excelente forma de os fazer perceber o que se passa no mundo à sua volta. Em 'A Amiga Cinzenta', Pedro Chagas Freitas troca a temática da depressão por miúdos, lembrando também que, num mundo associado à alegria, como é o infantil, validar a tristeza também é fundamental. 

O Rei com Música na Cabeça, de Martim Sousa Tavares

Maestro e, naturalmente, apaixonado por música, Martim Sousa Tavares decidiu, de alguma maneira, passar essa paixão aos mais novos com a história 'O Rei com Música na Cabeça', um livro divertido sobre um rei que se mostra incapaz de governar porque há certas notais musicais que não lhe saem da cabeça. Destinado a crianças dos 6 aos 10 anos,  vai fazer com que os miúdos mergulhem numa aventura musical de forma bem humorada e, claro, encantadora.

A Vida para Lá do Arquário, de Marta D'Orey

Neste livro, Marta D'Orey passa para um universo infantil a sua própria experiência, depois de um vírus a ter apanhado e condicionado grande parte da sua vida. Aos dias de hoje a enfrentar uma nova batalha de saúde, Marta passa para o universo ilustrado o seu positivismo e os ensinamentos mais felizes de uma vida em confinamento. Uma mensagem importante sobre como qualquer que seja o cenário há sempre motivos de alegria.

Napoleão, o Camaleão

Na estreia de Filipa Fonseca Silva no universo infantil, a autora convida-nos a viver a história de um pequeno Camaleão, muito curioso e teimoso, que ignora os pedidos da mãe para se manter nas árvores e decide ir explorar um mundo com "monstros" e perigos. Com ilustrações magníficas, que acompanham o tom do livro, é um excelente pretexto para estimular a imaginação dos mais novos.

Cuquedo e a Origem do Medo, de Clara Cunha

Há por aí fãs da saga do Cuquedo, esta personagem que tem tanto de assustadora como de doce? Pois bem, ele está de volta com 'Cuquedo e a origem do Medo', que desmistifica receios, juntando o universo único e sempre apetecível dos dinossauros. Não há como resistir.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável