
Em muitos países, a tradição ainda é o que era. Ano após anos, há um esforço para mantê-la de forma a preservar a magia de um dos turismos mais mágicos do mundo: o que leva milhões de pessoas a cruzar países e continentes para conhecer de perto o mundo encantado dos mercados de Natal.
Pela Europa, há vários que são ponto de paragem obrigatório, recriando cenários únicos, que se tornam ainda mais encantadores por estarem rodeados de neve, numa aura de frio que ajuda a cultivar este mistério.
VIENA, ÁUSTRIA
Pelo Natal, a Praça da Câmara Municipal, Rathausplatz, em Viena, transforma-se num gigante mercado de Natal com centenas de banquinhas com os presentes mais originais, decorações para a sua casa, bem como doces típicos ou bebidas quentes. É considerado um dos mercados mais bonitos da Europa.
TALLINN, ESTÓNIA
Este pode não ser um dos maiores mercados de Natal da Europa, mas para muitos é onde a magia acontece, porque é acolhedor, mais autêntico e cada decoração é pensada ao pormenor, como se, de repente, fizéssemos uma viagem a outros tempos. Localizado na cidade velha, assume uma magia muito própria.
CRACÓVIA, POLÓNIA
Um mercado de Natal é ainda mais especial quando tudo à sua volta se cobre de branco. Em Cracóvia, na Polónia, a Praça do Mercado, a Rynek Glowny, é, ao longo dos próximos meses, um cenário de conto de fadas, que se enche de pequenas banquinhas de madeira que tentam dar espaço às tradições e aos artesãos locais.
BERLIM, ALEMANHA
A Alemanha é conhecida por ser forte nos mercados de Natal, tendo vários a ocupar o top dos mais bonitos da Europa. A par de Dresden e Colónia, Berlim é considerado um dos palcos principais deste tipo de eventos, uma vez que alberga mais de 60 mercados espalhados pelas ruas, que estão elegantemente decoradas para receber aquela que é considerada a época mais mágica do ano
BUDAPESTE, HÚNGRIA
Se Budapeste já é especial em qualquer altura do ano, nesta época, com o colorido das luzes e a decoração natalícia, assume um ambiente único. A animação decorre em dois pontos específicos da cidade: na praça Vörösmarty, onde está localizado o maior e mais emblemático mercado e junto à Basílica de Santo Estêvão, onde pode ver a árvore de Natal gigante e patinar numa pista de gelo, num cenário mágico.