O cozido é um prato que respira a tradição e que nos remete diretamente para o tempo frio, pois trata-se de uma refeição quentinha e mais pesada, que merece ser digerida com um bom copo de vinho e entre amigos no aconchego do inverno. Se mora em Lisboa, nestes locais vai poder comer cozido de qualidade, a fazer lembrar a comidinha caseira da avó.
Belmiro
Tem um daqueles cozidos que granjeia grande sucesso. É feito com uma grande variedade de enchidos e produtos regionais, demorando cerca de duas horas a ser confecionado. De resto, é feito apenas com carne porco, das orelhas, às unhas, às plumas, à costela e à barriga, num prato servido às quartas-feiras e sempre muito elogiado.
A Provinciana
Em plena Travessa do Forno, aqui todas as iguarias valem a pena. O cozido é, claro, um clássico, mas não podem faltar outros pratos típicos de fazer crescer água na boca como as moelas, o pernil ou o bacalhau à minhota, porque na Provinciana a tradição tem sempre lugar e os pratos clássicos são servidos há mais de 15 anos.
Tasca do Gordo
Em Pedrouços, a Tasca do Gordo promete um cozido com tudo aquilo a que tem direito, mas não só pois o que não falta são pratos deliciosos confecionados por quem tem mão exímia para a cozinha. Os grelhados são um dos ex-libris da casa, onde no bom tempo ainda se pode desfrutar do espaço ao ar livre.
Zé do Cozido
Não é difícil perceber que aqui o cozido é rei, mas não o espere numa base diária, pois é o sábado que é confecionado, para ser comido com vagar. Se for noutro dia, o que não falta são outros clássicos para provar como o rabo de boi ou os filetes de peixe galo com arroz malandrinho.