'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper

Conheça os destinos europeus imperdíveis para os amantes de cerveja

De Praga a Istambul, a Europa continua a ter uma grande história cervejeira e não faltam locais onde pode apreciar esta refrescante bebida.
25 de agosto de 2025 às 19:45
Caneca de Cerveja

Depois de uma cuidadosa análise, onde foram conjugados fatores como o preço da imperial, o número de cervejarias e número de bares e pubs para chegar aos 10 melhores locais para consumir esta bebida, a operadora britânica de viagens e cruzeiros 'Riviera Travel' revelou a sua lista das melhores cidades europeias para beber cerveja em 2025. 

A cidade que ficou em primeiro lugar localiza-se mesmo aqui ao lado, na vizinha Espanha. Trata-se de Madrid. Para além das 23 cervejarias e dos mais de 300 bares e pubs, os festivais de cerveja estão a ganhar força na capital espanhola, algo que permite dar palco aos produtores locais e independentes para que possam mostrar o que valem e divulgar as suas marcas. A Oktoberfest Vallekana nesta cidade pode até ser uma boa alternativa à muito movimentada Oktoberfest alemã. 

Madrid celebra a Oktoberfest Vallekana com cerveja e animação de rua
Madrid celebra a Oktoberfest Vallekana com cerveja e animação de rua

Logo depois segue-se Praga, na Chéquia, com a cerveja com a média de preço mais baixa, cerca de 2,30 euros. Aqui nasceu o célebre estilo de cerveja Pilsner, cuja história pode ser explorada na icónica Cervejaria Pilsner Urquell, localizada no coração da cidade, na Praça Venceslau. Para além desta, há ainda cerca de dez cervejarias espalhadas por Praga, entre as quais se destaca a Dva Kohouti, no bairro de Karlin. Para quem prefere apreciar uma cerveja ao ar livre, tem os Letná Beer Gardens, no parque Letná, que para além da bebida oferecem uma vista deslumbrante sobre a Cidade Velha.

Letná Beer Gardens
Letná Beer Gardens

Com a medalha de bronze surge a capital italiana, Roma. A cidade tem 18 cervejarias e 431 pubs e bares, oferecendo muitas opções para os entusiastas da cerveja, embora a Itália tenha reputação como país do vinho. Apesar de aqui os preços serem um pouco mais altos, cerca de 4,21 euros por imperial, a qualidade das cervejarias artesanais faz com que valha a pena. As inúmeras opções de cervejas na cidade oferecem uma alternativa refrescante ao vinho após um dia de passeios turísticos.

Lisboa também surge na lista, num honroso oitavo lugar, ficando mais para trás sobretudo devido ao número reduzido de bares e pubs, em comparação com os outros destinos. 

Segue-se então a lista das 10 melhores cidades europeias para beber cerveja:

1. Madrid, Espanha

2. Praga, República Checa

3. Roma, Itália

4. Barcelona, Espanha

5. Paris, França

6. Budapeste, Hungria

7. Milão, Itália

8. Lisboa, Portugal

9. Berlim, Alemanha

10. Istambul, Turquia

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável