
As Festas que dão vida a Lisboa no mês de junho estão prestes a chegar: arrancam a 30 de maio e só terminam no final de junho. Com uma programação gratuita e diversificada, os eventos abrangem desde as tradicionais Marchas Populares e casamentos até arraiais e concertos de artistas de renome.
Há tradições que não podem faltar nas Festas de Lisboa e os Casamentos de Santo António e as Marchas Populares são duas delas. No dia 12 de junho, a Avenida da Liberdade ganha uma nova vida com o desfile de duas dezenas de Marchas lisboetas, a par de cinco Marchas convidadas extra-competição, a partir das 21h00. Contudo, para quem quiser ver em primeira mão os fatos e as coreografias, as Marchas estarão no Meo Arena nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho.
A encerrar esta tríade de tradições estão, claro, os arraiais. Espalhados por toda a cidade, com especial destaque para o centro de Lisboa, são dezenas os locais onde a música, as sardinhas, a cerveja e os bailaricos animam as noites de junho. Estão de volta os emblemáticos arraiais da Bica, de Santa Catarina, da Graça e do Miradouro de São Pedro de Alcântara. E não faltam também os novos clássicos, como a Vila Berta e o Arraial dos Navegantes, entre muitos outros.
A reta final das Festas de Lisboa contará com dois dos maiores nomes da música portuguesa atual. A 28 de junho, às 21h00, os D.A.M.A. sobem ao palco do Terreiro do Paço para um concerto cheio de surpresas e convidados especiais: Ágata, Bandidos do Cante, Los Romeros, Beatriz Felício & Buba Espinho, e ainda a marcha vencedora da noite de Santo António juntam-se à festa num espetáculo eclético. No dia seguinte, à mesma hora, é a vez de Bárbara Bandeira encantar o público, acompanhada pela Banda Sinfónica da GNR. A noite promete arranjos especiais e uma convidada de luxo: Carminho.
Mas a fadista não vai esperar pelo encerramento das festas juninas para brilhar. No dia 15 de junho, às 20h30, Carminho atua num concerto gratuito no Castelo de São Jorge, integrando um ciclo especial de três espetáculos neste icónico cenário lisboeta. A abrir o programa, a 9 de junho, a partir das 18h00, o jovem pianista Gil Brito, vencedor do 'Got Talent Portugal' aos 10 anos, interpreta grandes clássicos da música erudita. No mesmo dia, Rui Massena apresenta Fracta Pulse, um concerto original criado especialmente para a ocasião. A entrada é gratuita, mas os bilhetes devem ser levantados na bilheteira do Castelo uma hora antes de cada espetáculo, com o limite de dois bilhetes por pessoa.