
Todos os anos percebemos, agora muito por causa das redes sociais, que há um ou outro destino que estão em destaque, como se meio mundo tivesse decidido fazer as malas para o mesmo sítio nas férias. E é por modas. Ora o que está a dar são as Maldivas, ora a Polinésia francesa e também na Europa as preferências vão mudando.
Todos os anos o Tripadvisor elabora a lista dos 10 destinos que são tendência, com base nas pesquisas dos utilizadores e já saiu o ranking do top 10 de viagens da moda em 2023. Espreite a lista e, se quiser fugir de confusões, o melhor é mesmo evitá-la!
CUBA
Este é sempre um destino popular, mas este ano surge no topo da lista como o mais desejado. E, de facto, as praias de águas cristalinas, toda a cultura enraizada, a música, a beleza e diversidade de Havana e a natureza selvagem são excelentes razões para uma visita ao país do lendário Fidel Castro.
HOI AN, VIETNAME
É uma cidade histórica e uma das mais carismáticas do Vietname. Apesar do elevado número de turistas, Hoi An soube manter o charme e a tradição, com as lanternas coloridas, que estão em toda a parte, mas especialmente na cidade antiga, a serem uma das imagens de marca
MAURÍCIA
No meio do Oceano Índico, situa-se a ilha Maurícia e rapidamente se percebe porque é que este paraíso aparece no terceiro lugar do ranking dos destinos mais desejados de 2023. É que neste pequeno pedaço de terra está concentrada uma boa dose de beleza, com águas de areia branca e águas transparentes a convidarem ao descanso. A paisagem, protegida pela Unesco, é única.
SIEM RIEP, CAMBODJA
É a segunda maior cidade do Cambodja e uma das principais atrações turísticas do país, muito pela cidade perdida de Angkor Wat, localizada no meio da selva. Mas há muito mais para ver e fazer em Sem Riep, que à noite ganha vida com os seus mercados de rua e a animação noturna a garantirem que deitar cedo não é uma boa opção. Aparece em quarto lugar na lista dos destinos mais desejados para 2023.
CHIANG MAI, TAILÂNDIA
É considerado o sítio perfeito para conhecer a verdadeira cultura tailandesa, uma vez que tem um pouco de tudo: templos, mercados de rua, elefantes, floresta, diversidade gastronómica e as magníficas massagens. Como lhe falta a praia, o ideal é completar a viagem com uma passagem por outros locais paradisíacos da Tailândia.
GRANDE CAIMÃO, ILHAS CAIMÃO
É a maior das três ilhas que compõem as Caimão, no mar das Caraíbas, e é uma beleza que não precisa de photoshop. Para quem gosta de fazer mergulho, de relaxantes passeios de barco e de areia branca só para estar a relaxar, esta pode se uma boa opção.
FEZ, MARROCOS
Considerada a capital da cultura, em Marrocos, o que não falta a esta cidade imperial são pontos de atração. Fez tem a maior medina do continente africano, absolutamente labiríntica, e a universidade mais antiga do Mundo, mas há também madraças e túmulos antigos para descobrir e o bairro Judeu para visitar.
BACU, ARZEBAIJÃO
É a capital do Arzebaijão e a maior cidade do Cáucaso, sendo o centro político e cultural daquele país, e a cidade onde tudo acontece. Por isso, o que não vão faltar são sítios para visitar em Bacu, que muitos apelidam como a nova Dubai.
CATMANDU, NEPAL
Situada a 1400 metros de altitude, rodeada por vales e montanhas, foi fundada há mais de 2000 anos e é a maior cidade do Nepal. Para ver, há templos com História, mosteiros e mercados de rua.
CRACÓVIA, POLÓNIA
Cidade romântica e de uma beleza ímpar, Cracóvia, na Polónia, soube preservar o seu património arquitetónico, que a cada esquina traz um novo motivo de encanto, mas também dos dias terríveis que viveu. O campo de concentração de Auschwitz, palco dos maiores horrores da história, é agora ponto de romaria de milhões de pessoas, num visita difícil de digerir.