
É isso mesmo! Vai ao espetáculo mas não sabe bem o que o espera. O conceito é como que um encontro às cegas, mas adaptado aos palcos, com a certeza de que no final vai apaixonar-se por 'Quarto Escuro', uma proposta cultural idealizada por Fernando Alvim, que à 'Weekend' deu algumas luzes daquilo que pode encontrar já esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, no São Jorge, em Lisboa.
"A ideia era fazer um evento que fosse disruptivo, diferente do habitual. A ideia era que as pessoas acreditassem que, sem perceberem quais são os nomes que ali iam, que valeria a pena assistirem ao espetáculo pelo desafio".
Uma espécie de caixinha de surpresas em época de Natal, 'Quarto Escuro' é para "todos aqueles que não têm medo de enfrentar o escuro (...) que percebem que no meio da escuridão pode haver uma luz e que essa luz existe e a todo o momento vai revelar aquilo que ambicionamos". É assim que Alvim descreve o espetáculo que promete manter o mistério até ao momento em que as luzes se acendem.
Como aconteceu anteriormente, este projeto apoia causas solidárias e este ano o valor integral do bilhete (16,11€) vai reverter para o Conselho Nacional para os Refugiados, cuja missão é defender e promover o direito de asilo e a integração de refugiados, em Portugal: "O problema dos refugiados no tempo atual é, mais do que nunca, necessário e achámos que faria todo o sentido ajudarmos esta instituição".
Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques e Fernanda Serrano já participaram neste espetáculo e sem querer revelar muito sobre os convidados desta edição - porque "o que quer que revelasse estragaria todo o mistério que se quer"- Fernando Alvim acabou por nos contar que, nesta edição, existem mais de 12 nomes no cartaz: "É uma das edições mais ambiciosas a nível de cartaz e quando comparada com as anteriores está basicamente ao mesmo nível ou quem sabe superior. Só as pessoas que irão marcar presença poderão depois dizer."
O espetáculo 'Quarto Escuro' acontece já no próximo dia 5 de dezembro, pelas 21h30 no Cinema São Jorge.