
Todos os fins de semana são uma boa altura para fazer uma escapadinha à cidade do Porto e conhecer todos os encantos que a Invicta esconde. Se é um principiante e quer começar pelo básico, deixamos-lhe aquelas dez coisas obrigatórias que tem mesmo de fazer a Norte. Em Roma sê romano...
COMER UMA FRANCESINHA
Pode parecer um cliché, mas tem mesmo de provar o prato típico da cidade, até porque é diferente comer uma francesinha num sítio onde a sabem efetivamente confecionar. Entre o mítico Café Santiago ou o Afonso, o que não faltam são opções de excelência para provar o prato do Norte por excelência.
SUBIR À TORRE DOS CLÉRIGOS
São 240 degraus numa escadaria em espiral, mas vale a pena a subida ao topo da Torre dos Clérigos, que proporciona uma vista panorâmica sobre a cidade e, por vezes, pode ser feito durante a noite, num programa especial em datas específicas. O edifício histórico com mais de 250 anos é um dos ex-libris da cidade.
CAFÉ DA MANHÃ NO MAGESTIC
Há história e magia no Café Magestic, que é um dos obrigatórios da cidade do Porto. Este espaço clássico foi fundado em 1922 e inspirou-se na cultura dos grandes cafés parisienses. Ainda hoje é um recanto de requinte na Invicta, que tem mesmo de visitar para um café.
VISITA À ESTAÇÃO DE SÃO BENTO
É considerada uma das estações de caminhos de ferro mais bonitas do Mundo e facilmente se percebe porquê. Os painéis de azulejos ajudam a explicar o facto de São Bento estar entre os pontos mais visitados do Porto, mas não só. Há beleza em cada recanto desta estação histórica portuguesa.
UMA TARDE NO PALÁCIO DA BOLSA
E por falar em beleza, é imperativo visitar o Palácio da Bolsa. O edifício, construído sobre as ruínas de um antigo convento, demorou 60 anos para ficar concluído, mas a espera valeu a pena. Hoje é considerado um dos pontos mais bonitos do centro histórico da cidade.
PERCORRER O PALÁCIO DE CRISTAL
É no Palácio de Cristal que se encontra um verdadeiro oásis dentro da cidade do Porto: vários hectares de um campo verdejante com vista para o Douro, que proporciona momentos de relaxamento para fugir à movida do Porto. Os Jardins do Palácio de Cristal já se tornaram num dos pontos mais procurados da Invicta tanto pelos turistas como pelos locais.
A HISTÓRIA DA SÉ CATEDRAL
Remonta ao Século XVII e é um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto. Construída por mestres da cidade de Coimbra, apresenta influências de Arte Românico. Hoje, é local de culto para turistas que facilmente se deslumbram com a beleza do monumento.
UMA BELEZA DE LIVRARIA
Nasceu em 1906 na Rua das Carmelitas e, ao longo dos anos, foi conquistando o seu lugar na história da cidade. Hoje, a Livraria Lello é visitada por apaixonados do mundo dos livros e não só, até porque a beleza das instalações já levou a que fosse considerada uma das livrarias mais bonitas do Mundo.
PASSAR A PONTE LUÍS I
Aparece em quase todas as fotografias da cidade Invicta e pode ser percorrida a pé, quer no tabuleiro superior ou inferior. A Ponte Luís I (conhecida na gíria popular como D. Luís), liga a zona da Ribeira a Vila Nova de Gaia e é um dos símbolos do Porto. Percorrê-la a pé proporciona uma bonita vista para a cidade.
COMPRAS NO MERCADO DO BOLHÃO
O agora renovado Mercado do Bolhão merece uma visita! É a alma da cidade, onde se misturam todo o tipo de pessoas à procura dos produtos mais frescos do Porto ou de trocar dois dedos de conversa.