
O tempo já começa a pedir aquele mergulho, aquela escapadinha com chinelos e biquíni na bagagem e o que não falta em Portugal são destinos de sonho para aproveitar o sol e um mar de cores únicas. Esta semana, vamos até a um dos locais de eleição dos muito ricos do nosso país, que já se tornou num ponto obrigatório para quem gosta de um descanso sofisticado nas melhores praias de areia branca.
O PRIMEIRO MERGULHO
Das oficiais às secretas, o que não falta na Comporta são sítios para estender a toalha e desfrutar de um mar que assume aquela tonalidade turquesa que fica bem em qualquer fotografia. A areia é branca e fina, sendo que as praias daquela zona se assemelham a um verdadeiro paraíso. Se for cedo, é possível encontrar conchas perfeitas e um areal extenso que lhe permite a caminhada de sonho apenas com os barulhos da Natureza.
DE CAVALO À BEIRA-MAR
É uma experiência memorável: andar a cavalo à beira-mar pelos areais da Comporta garante toda uma outra perspetiva da zona, num programa do qual são adeptos várias figuras públicas, como Madonna que, enquanto viveu em Portugal, não abdicou dos seus passeios de cavalo pela areia. A galope, é possível atravessar campos de arroz, andar pelo meio da Natureza e, cereja no topo do bolo, terminar o passeio numa praia deserta.
HERDADE DA COMPORTA
Uma visita à Herdade da Comporta é possível mediante marcação. O bilhete diário dá acesso a uma visita pela luxuosa herdade, e depois é possível ainda fazer uma prova de vinhos. Se assim desejar, a prova de vinhos pode passar a um pequeno petisco com direito a uma tábua de queijos e enchidos.
VAMOS ÀS COMPRAS?
Na Comporta o que não falta são lojas fora da caixa, onde pode encontrar desde artigos de luxo ao melhor do artesanato local. Tem dúvidas? É que o local já se tornou tão fancy que recebe agora, nos meses de verão, uma das mais afamadas lojas da capital, a Fashion Clinic. Depois, para quem gosta de encontrar produtos diferentes de marcas portuguesas, há a Casa da Cultura da Comporta, que alberga mais de dez pequenas lojinhas num ambiente rústico.
AS MELHORES REFEIÇÕES
Se sair um pouco o centro da Comporta, o que não vão faltar são restaurantes (sem ser os da moda) que lhe vão proporcionar a verdadeira experiência gastronómica, com bom peixinho, o arroz de marisco perfeito ou até pratos de caça para os apreciadores. No caminho de Alcácer para a Comporta tem A Escola, numa antiga instituição de ensino, com os melhores pratos típicos alentejanos, mas se a ideia é comer o melhor Arroz de lingueirão da zona vá até ao Dona Bia.
O DESCANSO DO GUERREIRO
Não são propriamente baratos, mas os novos espaços de eleição da Comporta proporcionam o verdadeiro descanso do guerreiro, ao mesmo tempo que se usufrui de todas as comodidades do espaço. A Quinta da Comporta e o Sublime são os dois queridinhos da zona, muito procurados por celebridades e pelos apreciadores de um conforto discreto, que quase que se funde com a natureza.