'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND festas

Está aí o mês dos Santos Populares! Saia à rua com Lisboa para dar as boas-vindas aos melhores arraiais

Junho é o mês em que Lisboa sai à rua para celebrar. Entre marchas, bailaricos, petiscos e a sardinha assada, é impossível resistir ao santo padroeiro da cidade.
29 de maio de 2024 às 22:04
Vila Berta
Vila Berta

Com a chegada de junho entramos no mês que mais aquece o coração dos alfacinhas, que transforma Lisboa numa festa a céu aberto de arraiais, petiscos, sardinha assada e muita diversão, tudo abençoado pelo Santo António.

Na verdade, a data em que a cidade sai à rua para uma noite de marchas, e em que se celebra o santo padroeiro de Lisboa, só acontece de 12 para 13 de junho, mas já a partir deste fim de semana pode começar a sentir o espírito popular, dando um pezinho de dança pelos arraiais que se espalham pela capital. E são muitos.

Entre aqueles que são considerados os mais fortes do ano estão os Santos no Tejo, junto à renovada Doca da Marinha, e que vão receber dezenas de artistas nacionais a convidar ao bailarico, com muitas banquinhas de comes e bebes para garantir que nada falte à festa. A animação começa já esta sexta-feira, dia 31, pela voz de Quim Barreiros. Outros artistas, como Emanuel, irão também marcar presença ao longo das festas, que prosseguem até dia 16 de junho.

Para aqueles que pretendem um arraial mais clássico, há sempre a Vila Berta, na Graça, ou o Arraial de São Vicente, que lhes permite viver o verdadeiro espírito de bairrista, com a experiência de partilhar o bailarico com os populares, que espreitam à janela, com os manjericos a enfeitarem as varandas.

Fora dos bairros históricos, a festa também se faz e há arraiais mais recentes que estão a conquistar grande popularidade, como é o caso de Campolide. Este ano, o cartaz para a música popular está repleto dos nomes mais populares como é o caso de Rebeca, que atua esta sexta-feira dia 31 de maio, ou Micaela, que estará em palco no dia seguinte, sábado, 1 de junho. Até meio do mês haverá ainda Quim Barreiros, Toy, Ruth Marlene, entre outros.

Entre os populares e os mais recentes, há ainda o Arraial do Parque das Nações, onde pode dançar com mais espaço e sem o constrangimento das ruas apertadas ou estacionamento limitado ou o de Benfica, que também ganha cada vez mais adeptos. Depois, entre o Castelo, Mouraria ou Alfama, difícil é escolher a animação, que torna Lisboa na capital da festa e boa disposição durante o mês de junho.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável