
Uma sandes bem feita é qualquer coisa de absolutamente delicioso, e uma refeição que não deixa de ser nutritiva, além de que, normalmente, agrada a toda a gente!
Mas depois há sandes e sandes e esta, de carnitas, é sem dúvida uma das melhores que vai provar e fazer em muito, muito tempo. Com diferentes temperos e toques que a vão deixar com um sabor muito peculiar, esta sandes é uma maravilha da gastonomia, que vale a pena experimentar... e repetir!
Sandes de carnitas Duração: 4 horas Grau de dificuldade: Médio Quantidade: 8 pessoas Ingredientes
Duração: 4 horas
Grau de dificuldade: Médio
Quantidade: 8 pessoas
¼ chávena de óleo vegetal
Cachaço de porco, cortado em vários pedaços grandes 1,8 kg
Sal grosso 3 c. de sopa
Cebola picada 1
Dente de alho esmagado 1
Sumo de limão 3 c. de sopa
Paprica 1 c. de sopa
Orégãos secos 1 c. de chá
Cominhos moídos 1 c. de chá
Caldo de galinha 1 l
Bolo do caco 6
Coentros q.b.
Alface 1
Molho a gosto (BBQ, ranch, maionese)
Passo a passo
. Aqueça o óleo vegetal numa caçarola grande em lume alto. Tempere os pedaços de cachaço de porco com sal, depois disponha-os na caçarola. Cozinhe até ficarem dourados de todos os lados, cerca de 10 minutos.
. Adicione a cebola, o alho, o sumo de limão, a paprica, os orégãos e os cominhos. Deite o caldo de galinha e leve a ferver. Reduza o lume para médio-baixo, tape, e deixe cozinhar em lume brando até o porco estar muito tenro, cerca de duas horas e meia.
. Pré-aqueça o forno a 200 °C. Prepare a carne de porco, ponha a carne de porco numa assadeira grande e reserve o líquido de cozedura. Regue a carne com um pouco do líquido e tempere ligeiramente com sal.
. Coloque a carne de porco no forno preaquecido e asse durante cerca de 30 minutos, até dourar. A cada 10 minutos, regue a carne com mais líquido de cozedura e desfie-a com dois garfos à medida que vai dourando.
. Sirva a carne desfiada em bolo do caco ligeiramente torrado, com alface, coentros e molho a gosto.
* Esta receita teve o apoio da MERCADONA.