
Pela primeira vez, a cerimónia de entrega dos prémios máximos da gastronomia teve lugar em Portugal. A entrega das famosas estrelas Michelin aconteceu na última terça-feira, 27, em Albufeira e distinguiu cinco espaços nacionais com o galardão mais desejado.
Saiba quais são e o que o espera numa visita a estes restaurantes de luxo.
ANTIQVVM
Esta é a segunda vez que este restaurante, com uma vista deslumbrante para o Douro, no Porto, vê a sua comida premiada. "No Antiqvvm, um restaurante que se destaca pelas suas maravilhosas vistas para o Douro (a partir da varanda), e pela sua singular localização, no mesmo palacete onde se encontra o Museu Romântico, traz à luz toda a sua criatividade, o seu domínio técnico, e a sua bagagem culinária, na hora de trabalhar, mas, também, a sua particular obsessão por oferecer pratos que, sendo originais, resultem naturais e harmoniosos, estando em comunhão com os melhores produtos de temporada. A sua proposta convida os gastrónomos a darem uma 'volta ao mundo' com o paladar, transcendendo o puramente gastronómico, pois, como o próprio assinala, através dos seus pratos, procura 'promover os valores de uma cozinha cultural, natural, evolutiva, social e artística'", justifica o guia Michelin sobre o espaço do chef Vítor Matos.
2 MONKEYS
Em Lisboa, o guia Michelin destaca o 2 Monkeys, de Vítor Matos and Francisco Quintas, como um espaço único e que irradia coisas positivas. O restaurante, localizado no Palácio do Torel, destaca-se pela diversidade gastronómica de inspiração lusa, mas também com um toque que faz lembrar um pouco da cozinha francesa. Recebe este ano a sua primeira Estrela Michelin.
DESARMA
Também entre os estreantes nas Estrelas Michelin está o Desarma, do chef Octávio Freitas, no Funchal. Situado no topo do The Views Baía, o Desarma promete proporcionar uma experiência única. "Surpreende com um exército de sensações – do amargo ao explosivo – disparadas a partir dos mais tradicionais ingredientes, numa ofensiva de originalidade e simplicidade que o vai deixar completamente rendido", pode ler-se no site do restaurante.
Ó BALCÃO É novidade também na lista do guia Michelin o restaurante Ó Balcão, de Rodrigo Castelo, localizado em Santarém. Com poiso numa antiga taberna, remodelada, este é o sítio ideal para quem procura uma excelente variedade de peixe, e uma cozinha mais sustentável, alicerçada naquilo que a natureza tem de melhor para oferecer à mesa.
É novidade também na lista do guia Michelin o restaurante Ó Balcão, de Rodrigo Castelo, localizado em Santarém. Com poiso numa antiga taberna, remodelada, este é o sítio ideal para quem procura uma excelente variedade de peixe, e uma cozinha mais sustentável, alicerçada naquilo que a natureza tem de melhor para oferecer à mesa.
SÁLA
Completa a lista dos premiados deste ano, o restaurante lisboeta de João Sá, chamado Sála. "O chef João Sá, que com frequência passa pelas mesas para servir algum prato e explicá-lo com detalhe, propõe uma cozinha viajante, mas com personalidade que nos leva da tradição e dos melhores produtos portugueses à descoberta de vários sabores internacionais, com uma escala específica ou pormenores mais intensos do mundo asiático", pode ler-se na descrição do Guia Michelin, com as imagens a deixarem crescer água na boca.