'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend Restaurantes

Estrelas Michelin: quem entra e quem sai! Estes são os novos génios da cozinha em Portugal

Há oito novos espaços galardoados com a principal distinção da cozinha de autor no nosso País. E uma mulher a destacar-se pela primeira vez em 30 anos.
26 de fevereiro de 2025 às 22:45
Os novos espaços com estrela Michelin
Os novos espaços com estrela Michelin

A gala do Guia Michelin Portugal teve lugar no edifício da Alfândega do Porto, na última terça-feira, 25, e premiou o melhor que se faz na cozinha de autor em Portugal. Entre as novidades e o que já se esperava, a chef  Ilha do Sal, Marrocos, China, Coreia do Sul esteve em destaque com o seu restaurante, Marlene, inaugurado em 2022, junto ao Terminal de Cruzeiros, em Lisboa.

Pode parecer estranho, mas a chef tornou-se na primeira mulher em 30 anos a vencer uma distinção do género no nosso país.

Mas a grande estrela da noite foi sem dúvida Vítor Matos, que conquistou mais duas estrelas, que fazem dele o novo rosto do momento entre os chefs nacionais. Depois das duas estrelas no restaurante Antiqvum e uma no Two Monkeys, nesta gala viu ainda os seus espaços Blind, no Porto, e Oculto, em Vila do Conde, numa confirmação do talento do cozinheiro português.

Entre as novas entradas para a lista, no Norte do País, destaque para o Palatial, em Braga, ao cargo do chef Rui Filipe, que se destaca pela sua elegância, onde será recebido com um bar de provas com os melhores vinhos da região. A carta, agora distinguida pelo Guia Michelin, faz o resto! 

Ainda a Norte, destaque para o restaurante gastronómico do Vinha Boutique Hotel, em Vila Nova de Gaia, cujo menu de sonho foi idealizado por Henrique Sá Pessoa e é colocado em marcha pelo chef residente Jonathan Seiller.

Em Lisboa, há três novos espaços Michelin para iniciar uma viagem mágica pelos novos sabores e pela comida que promete ser uma experiência do outro mundo.

Para a lista renovada entraram o Arkhe, uma pérola da comida vegan/vegetariana, da autoria do chef brasileiro João Ricardo Alves.

Para experimentar, destaque ainda para o YÓSO, que pretende ser uma ode aos quatro elementos da natureza e promete uma viagem única pelos sabores mais autênticos do Japão, pela mão do chef Habner Gomes.

Bem no coração de Lisboa, em Alfama, esconde-se o Grenahce, que nos dá a conhecer a cozinha de inspiração francesa do chef Philippe Gelfi, com um selo de qualidade agora premiado.

Atualizada a lista, Portugal tem agora 38 restaurantes com Estrela Michelin, sendo que o 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic, viu cair a sua,

No top, com duas estrelas cada estão os restaurantes Alma, Antiqvvm, Belcanto, Casa de Chá da Boa Nova, Il Gallo d'Oro, Ocean, The Yeatman e Vila Joya.

Além dos anteriormente e em cima referidos, estes são os espaços com Estrelas Michelin:
Gusto by Heinz Beck, G Pousada, Fortaleza do Guincho, Desarma, William, A Cozinha, Bon Bom, Al Sud, 2Monkeys, Encanto, Feitoria, Fifty Seconds, Loco, Kanazawa, SÁLA de João Sá, Eleven, Kabuki Lisboa, EPUR, CURA, Mesa de Lemos, Vista, Euskalduna Studio, Pedro Lemos, Le Monument, Vila Foz, Herdade do Esporão, Ó Balcão, Lab by Sergi Arola, Midori, A Ver Tavira.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável