
Há pequenos paraísos para descobrir em Portugal que fogem aos grandes centros urbanos. E este ano, há novas razões para visitar o interior do país, que mereceu uma distinção internacional com a aldeia de Castelo Novo, na Serra da Gardunha, a integrar a lista das melhores de 2022, segundo a Organização Mundial de Turismo. Deixamos-lhe sete sugestões para ir mais a fundo e mergulhar nas tradições nacionais.
CASTELO NOVO
A Serra da Gardunha envolve a aldeia de Castelo Novo, que soube preservar a passagem dos mouros e templários pela povoação, conservando, assim, uma aura daqueles tempos que a torna tão especial. Com uma arquitetura do estilo Manuelino e Barroco, a aldeia tem muitos pontos de interesse para quem aprecia esta arte, como o Largo do Pelourinho ou o Chafariz.
MONSANTO
É considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal e já se tornou num grande ponto de atração turística. As casas empedradas fundem-se com a paisagem local e criam uma harmonia e beleza únicas que conquistam imediatamente aqueles que visitam Monsanto, em Castelo Branco.
TALASNAL
Parece uma aldeia de brincar, com as suas casinhas baixas, a maioria já remodelada, a garantir o aspeto rústico em perfeita harmonia com a paisagem envolvente. Nesta aldeia de xisto na Serra da Lousão, há segredos para descobrir a cada porta, onde há sempre um licor de castanha ou bolota pronto a ser servido.
CASTELO RODRIGO
Cada pedra desta aldeia histórica faz-nos regressar ao passado e sentir que começámos uma viagem no tempo, uma vez que tudo em Castelo Rodrigo foi impecavelmente preservado. Em todas as ruas há um pouco de história e tradição com a arquitetura manuelina a captar as atenções. A Torre do Relógio e a antiga cisterna de água são alguns dos muitos pontos de interesse desta pequena povoação.
PEDRALVA
Localizada em Vila do Bispo, no Algarve, esta aldeia enfrentou a desertificação até que renasceu. As casas degradadas foram, aos poucos, recuperadas e hoje em dia são maioritariamente usadas para Turismo Rural, onde os visitantes podem absorver um pouco da história de Pedralva, onde se respira ar puro num ambiente que propicia ao descanso.
ALTE
Ainda no Algarve, no concelho de Loulé, Alte respira charme e beleza. As ruas continuam a ser em calçada portuguesa e a aldeia manteve as açoteias. Longe do mar, Alte conta com uma ribeira onde se pode refrescar ao mesmo tempo que desfruta da beleza local.
PIODÃO
No concelho de Arganil, em plena Serra do Açor, ergue-se a aldeia de Piodão. Com acessos sinuosos, a localidade conquista no imediato pelas suas casinhas de xisto recuperadas e pela bonita vista. As casas dispostas em escadinha ao longo da encosta garantiram a Piodão o nome carinhoso de 'aldeia de presépio'.