
Numa altura em que Portugal atravessa uma vaga de calor, nada melhor do que sair para a rua e ouvir (boa) música ao ar livre. Nos próximos oito dias há muito por onde escolher.
Hoje, quinta-feira, Miguel Araújo, e amanhã, Pedro Tatanka, apresentam-se no Convento da Cartuxa, no âmbito do Festival Soam as guitarras.
Também amanhã Adriana Calcanhotto canta no Teatro das Figuras, em Faro.
Mas é no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, (também amanhã) que terá lugar um dos concertos mais aguardados do ano, pelo menos pelos fãs mais saudosistas do hard rock… e logo em dose dupla, com Mötley Crüe e Def Leppard.
Amanhã arranca ainda mais uma edição do festival 'Artes à Vila' (conhecido como o festival das músicas bonitas) no Mosteiro e vila da Batalha (termina domingo), com música, exposições, workshops e artes circenses. Destaque especial para David Fonseca que no sábado se apresenta nas Capelas Imperfeitas com um concerto a solo e intimista. Já no dia seguinte, no domingo, merecem atenção o projeto ‘O Fado, A Canção e O Cante’ e ainda Pedro Jóia, um dos mais aclamados guitarristas e compositores portugueses. A edição deste ano, que se associa às comemorações dos 40 anos de Património Mundial do Mosteiro da Batalha, conta com dois palcos dedicados aos talentos emergentes.
Na Altice Arena, em Lisboa, há pesos-pesados. Na sua primeira edição, o Evil Live Festival leva até à maior sala do país, dias 28 e 29 de Junho, alguns dos maiores nomes do heavy metal. O primeiro dia conta com Alter Bridge, Soulfly, Elegant Weapons, Vended e Mammoth WVH, mas tem nos Pantera os grandes cabeças de cartaz, eles que estão de regresso ao ativo vinte anos depois do último concerto e de várias tragédias (em 2004, o guitarrista Dimebag Darrell morreu baleado e em 2018 o baterista Vinnie Paul morreu de doença cardíaca). No segundo dia do Evil Live Festival atuam os gigantes Slipknot, Meshuggah, Fever 333, Nothing More, Blind Channel e Papa Roach.
Ainda no que toca a pesos-pesados, não esquecer que na segunda-feira os Rammstein tocam conta do estádio da Luz certamente com um dos concertos mais barulhentos do ano, estimando-se que seja ouvido num raio de 15 quilómetros.
No sul do país, no Algarve, a Praia da Rocha, em Portimão, acolhe, entre os dias 28 e 30, a terceira edição do Afro Nation, festival que tem como figura de proa o raper norte-americano 50 Cent, não sendo de ignorar os cantores nigerianos de ‘afrobeats’ Burna Boy e Wizkid e a cantora francesa Aya Nakamura.