
O Natal não traz aconchego apenas às nossas casas. A magia estende-se um pouco por todo o lado com as ruas a ficarem mais bonitas devido aos enfeites e iluminações, que criam um ambiente muito especial.
Em Portugal, a iluminação de Lisboa é sempre um ponto alto, com a baixa a tornar-se num ponto de rumaria para todos aqueles que querem ver a capital no auge do espírito natalício. Devido à crise energética, no entanto, este ano os curiosos tiveram de esperar mais três semanas do que o costume para verem a iluminação de Natal de Lisboa, que só foi inaugurada no dia 5 de dezembro e estará ligada durante menos tempo.
Ainda assim, a espera valeu a pena com as principais artérias da cidade a ganharem um colorido extra, com ex-libris para a Praça do Comércio, onde foi montada a árvore de Natal gigante. "As iluminações de Natal foram ligadas hoje, e vão tornar a cidade ainda mais mágica até ao Dia de Reis. Para além da árvore na Praça do Comércio, há pavões na Rua Augusta e na Garrett, anjos no Marquês de Pombal, pombas na Avenida da Liberdade e tantos outros motivos natalícios pelas praças e ruas da nossa cidade", pode ler-se no Instagram da Câmara Municipal de Lisboa, onde já eram visíveis as novas iluminações.
CASCAIS TORNA-SE NUMA CIDADE NATAL
Muito antes de Lisboa ter inaugurado as suas luzes de Natal, já Cascais estava resplandecente com as ruas iluminadas, e uma vila Natal preparada para animais miúdos e graúdos.
Ao todo foram instaladas mais de 5 milhões de luzes led (as mais amigas do ambiente), divididas por edifícios históricos como o da Câmara Municipal ou Igreja da Assunção, mas também espalhadas pela Avenida Marginal ou pelas Arcadas do Estoril.
SINTRA AINDA MAIS MÁGICA
Se a vila de Sintra já é mágica, nesta altura do ano fica especialmente bonita, com as luzes de Natal a darem o seu contributo. Um pouco por todo o lado, os principais edifícios ganham luz própria, com a Praça da Liberdade, onde foi instalado o Reino do Natal, a tornar-se no centro da vila.
PORTO TAMBÉM COM RESTRIÇÕES
À semelhança de Lisboa, também no Porto se adotaram medidas para evitar um consumo energético excessivo e as luzes apenas estarão ligadas durante cinco horas por noite, sendo também usada a tecnologia led.
Com o branco e uns apontamentos de azul como tons principais, a iluminação estendeu-se este ano a 30 artérias da cidade, entre as quais as ruas Ferreira Borges, Sousa Viterbo, Freixo e a Estação da Campanhã. A árvore de Natal gigante foi montada em frente ao edifício da Câmara.
1,6 MILHÕES DE LUZES LIGADAS NO FUNCHAL Na Madeira, o Natal e o Ano Novo são vividos com especial requinte e as luzes do Funchal são um espetáculo digno de se ver. Este ano, foram ligadas 1,6 milhões de luzes entre a cidade e os arredores, sendo a grande novidade os espetáculos de vídeo mapping na Sé do Funchal e no Palácio de São Lourenço. A Praça CR7 irá receber boa parte das iluminações e na Praça do Povo foi instalada a árvore de Natal gigante, com cerca de 30 metros.
Na Madeira, o Natal e o Ano Novo são vividos com especial requinte e as luzes do Funchal são um espetáculo digno de se ver. Este ano, foram ligadas 1,6 milhões de luzes entre a cidade e os arredores, sendo a grande novidade os espetáculos de vídeo mapping na Sé do Funchal e no Palácio de São Lourenço.
A Praça CR7 irá receber boa parte das iluminações e na Praça do Povo foi instalada a árvore de Natal gigante, com cerca de 30 metros.