Há mais de 30 anos que a Amadora decidiu honrar a arte de quem melhor percebe de banda desenhada, através de um festival que já se tornou num marco no nosso país e não só e que anualmente leva até à cidade o melhor que se faz no universo da BD.
Até dia 2 de novembro, é possível visitar a 36ª edição do evento, que acontece no Parque da Liberdade, na Galeria Municipal Artur Bual e na Bedeteca da Amadora, e conta com 14 exposições que celebram carreiras e comemoram aniversários de autores do universo da banda desenhada, como é o caso da famosa banda desenhada do Snoopy, Peanuts, a assinalar os seus 75 anos de vida.
Além das exposições temáticas, há ainda espaço para sessões de autógrafos com autores consagrados. Outra novidade deste ano é a Hora da BD, que acontece de segunda a quinta-feira, das 18h00 às 20h00. Durante este período, os visitantes poderão beneficiar de um desconto adicional de até 15% na compra de livros.
Há ainda concursos de banda desenhada, destinados tanto à comunidade escolar, para estimular a criatividade, como para jovens autores.
O evento coincide com a apresentação do álbum ‘Astérix na Lusitânia’ - que teve lugar na última segunda-feira, dia 27, no cinema do El Corte Inglés (Lisboa) - contou com a presença dos autores Didier Conrad e Fabcaro, que descrevem a criação como “uma homenagem à cultura do País” e onde não faltam referências ao fado e ao bacalhau.