Se é dos que se queixam de que o Natal já não é o que era, este ano tem motivos para sorrir, uma vez que o revivalismo dita que se vá ao baú para dar vida a decorações que já fizeram escola no passado, receitas que pareciam esquecidas e programas considerados fora de moda, mas que agora é trend fazer com os miúdos. Deixamos-lhe algumas ideias-chave das grandes tendências natalícias deste ano.
Natal Ralph Lauren
Durante os últimos anos, assistimos a tendências decorativas mais clean de Natal, que privilegiavam os tons mais neutos em detrimento dos aguerridos verde e vermelho alusivos à quadra. No entanto, isso já era se tivermos em conta a nova tendência que no Tik Tok já foi apelidada de Natal Ralph Lauren.
Trata-se, na verdade, a um regresso aos Natais dos anos 90, em que árvores de natal gigantescas eram muito adornadas com ursinhos vintage e na casa havia almofadas de xadrez, enfeites de veludo e exuberantes guirlandas.
Esse revivalismo regressou depois de a famosa loja da Ralph Lauren na Quinta Avenida, em Nova Iorque, ter ditado o tom das decorações natalícios deste ano, que agora todos querem muito anos 90.
No Tik Tok, a tendência é bem visível com um aumento exponencial das hashtags #ralphlauren alusivas ao Natal, em que decorações exuberantes ganham forma e em que a nostalgia é a palavra de ordem, com os adereços que marcaram os anos 90 a estarem novamente em voga, entre laços, imponentes bolas de natal, que resultam em pinheiros em que parece não caber lá mais nada, mas também velas pela casa, o clássico xadrez como decoração, entre outras coisas. Pense: se lhe faz lembrar a casa dos seus pais de outros tempos, é tendência!
Na rota das iluminações de Natal
Viver a magia da quadra não tem, necessariamente, de o levar a gastar dinheiro. E se os mercados de Natal sempre apelam ao consumo, as iluminações estão acessíveis a todos, com as baixas das principais cidades a abrilhantarem o espírito natalício. Não deixe de visitar o pinheiro gigante na Praça do Comércio, mas também as iluminações mais minimalistas que estão para lá das principais vias.
Ver o Presépio
Os Presépios podem já estar a cair em desuso, mas na verdade é um marco de tradição e que suscita sempre sentimentos mágicos nas crianças. Se por acaso tem de ir mesmo às compras de Natal, espreite um dos mais icónicos de Lisboa, na escadaria do centro comercial Amoreiras.
Doces clássicos
E depois das novas tendências gastronómicas, o que está a dar é voltar aos sabores originais: do clássico bolo rei, aos sonhos e filhós. E, de preferência, recriá-los em casa para manter viva a tradição e passá-la de geração em geração.
Escrever a carta ao Pai Natal
Bem sabemos que as crianças de hoje em dia não cresceram com marcos de correio e cartas estão distantes do seu imaginário, mas uma das coisas mais engraçadas que pode fazer para estimular a imaginação é uma carta ao Pai Natal. Para que depois possam constatar que, afinal, até se portaram bem e merecem os mimos pedidos.