'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend foodie

Os clássicos reinventados! 8 restaurantes do Norte onde vale a pena comer francesinhas e tripas à moda do Porto

Os pratos típicos da invicta merecem sempre uma atenção especial. E há espaços que se dedicam a confecioná-los há anos, mas sempre com um olhar no futuro e atentos a novos sabores e aromas.
19 de abril de 2023 às 23:24
TRIPAS À MODA DO PORTO
TRIPAS À MODA DO PORTO Foto: Cofina Media

São clássicos que não saem de moda e são um obrigatório se está de passagem pela cidade invicta. As francesinhas e as tripas à moda do Porto perduram de geração em geração e continuam a dominar a carta de muitos restaurantes, que souberam manter as propriedades da receita original, ao mesmo tempo que a reinventavam para criar pratos de autor, que continuam a provocar explosões de sabor à primeira dentada.

CAFÉ SANTIAGO

O espaço tem uma das francesinhas mais famosas do Porto. Fundado em 1959, o Café Santiago soube manter-se à tona, reiventando-se e preservando na ementa um prato que é ex-libris da casa e que tem selo de qualidade garantido. A frescura dos ingredientes, comprados em pleno Bolhão, e as batatas caseiras são uma das mais valias do prato, assim como o molho, claro, o segredo mais bem guardado da casa.

Café Santiago
Café Santiago

YUKO TAVERN

A receita foi sendo apurada, modificada, experimentada vezes sem conta de geração em geração até chegar àquilo que é hoje: considerada uma das francesinhas mais deliciosas do Porto e que soube evoluir com a passagem dos anos. Num restaurante decorado ao estilo medieval, a francesinha promete não desiludir com salsicha fresca, uma generosa fatia de presunto e molho picante q.b.

Yuko Tavern
Yuko Tavern

BUFETE FASE

Também o Bufete Fase é sinónimo de tradição e inovação no que à francesinha diz respeito. Mas o espaço é tão concorrido que é difícil encontrar lugar à primeira tentativa. Não é preciso dizer que a espera compensa e que a francesinha é absolutamente deliciosa, contando, além do tradicional bife, com carne assada.

Bufete Fase
Bufete Fase

TRIGO DE CANTOS

É considerada uma francesinha fora da caixa por não utilizar o pão tradicional desta receita, mas sim pão de padronelo - especialidade de Amarante. Mas os milhares de fãs do espaço garantem que a receita original nada perde com a adaptação, só ganha e a francesinha é já considerada uma das melhores da cidade do Porto.

Trigo de Cantos
Trigo de Cantos

Para um bom prato de Tripas, bem servido, os mais experientes sempre recomendam a Adega de São Nicolau, um clássico da Ribeira, mas que sempre soube adaptar-se aos tempos modernos. Bem cozinhado pela mão de chefs experientes, é imperativo acompanhar o prato com um dos vinhos premium disponíveis na garrafeira. 

Adega de São Nicolau
Adega de São Nicolau

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável