
A cerimónia dos Óscares acontece já no próximo dia 3 de março e, se quer fazer o trabalho de casa de antemão, nada melhor do que ficar a conhecer os grandes nomeados, apontados como favoritos a levar para casa a estatueta dourada. Estes são alguns dos filmes de que o mundo fala!
Wicked
Quando Elphaba (Cynthia Erivo), uma jovem com cor de pele verde, insegura e cheia de incertezas, encontra Glinda (Ariana Grande), popular e privilegiada, e se tornam grandes amigas, a vida das duas parece correr da melhor forma possível até que um encontro com o Maravilhoso Mágico de Oz torna evidentes as suas diferenças, podendo levar a uma rutura nesta amizade inesperada.
O filme de Jon M. Chu, adaptado do clássico musical da Brodway, e que mostra a força do poder da determinação, conta com 10 nomeações aos Óscares, entre eles o de Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária e Melhor Filme. Pode ser visto na SkyShowTime.
Conclave
Conclave é - possivelmente - o filme mais atual na corrida aos Óscares. Com o agravamento do estado de saúde do Papa Francisco, o interesse pela Igreja Católica e pelo tema da sucessão está em cima da mesa pelo que todos os olhos estão postos neste filme, em que é abordado precisamente o momento em que os cardeais de reúnem para eleger um novo Papa, num universo envolto em teorias e conspirações.
Com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Sergio Castellitto e Isabella Rossellini no elenco, o filme inspirado no livro de Robert Harris, conta com oito nomeações, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Ator para Ralph Fiennes. Apesar de o filme ainda não estar em nenhuma das plataformas de streaming portuguesas, cinemas como os do El Corte Inglés ou Alfragide ainda têm sessões para ver o Conclave antes da cerimónia.
O Brutalista
O Brutalista conta a história de Lászlo, um arquiteto sobrevivente do Holocausto, que foge da Europa para a Pensilvânia em busca de reconstruir a sua carreira e vida, cruzando-se com Van Buren que, ao prometer grandes quantidades de dinheiro a Lászlo, pelo desenho de um centro comunitário, traz a tona o poder do dinheiro e do privilégio numa sociedade onde é impossível fugir da opressão e submissão.
Caracterizado por muitos como sombrio, mas um filme que transmite esperança, O Brutalista conta com Adrien Brody, Felicity Jones, e Joe Alwyn no elenco, tendo arrecadado 10 nomeações na 97.ª edição dos Óscares. Este filme pode ser visto em salas de cinema por todo o país.
Emilia Pérez
Apesar de todas as polémicas, uma coisa é certa: Emilia Pérez é o filme mais nomeado na cerimónia dos Óscares de 2025, com 13 nomeações, entre elas a de Melhor Atriz para a polémica atriz, Karla Sofía Gáscon.
Emilia Pérez é um filme musical de comédia que envolve algum teor criminal depois de Emilia Pérez, uma advogada cansada de ser utilizada com peão na empresa em que trabalha, é recrutada por um cartel de drogas mexicano para ajudar o seu líder, Juan Manitas Del Monte, a desaparecer sem deixar qualquer rasto.
Este musical com um toque de crime e humor, pode ser visto na plataforma Netflix.
Ainda Estou Aqui
O drama biográfico de Walter Salles, que conta com Fernanda Torres no elenco principal, conseguiu arrecadar três nomeações aos Óscares (uma delas para a atriz brasileira). Aqui, percebemos que a vida no emblemático Rio de Janeiro dos anos 70 está bem longe daquilo que conhecemos hoje. No meio de uma ditadura militar, Eunice Paiva vê o marido e pai dos cinco filhos, ser levado por militares, originando um mistério e luta que dura longas décadas.
Ainda Estou Aqui valeu a Fernanda Torres e ao Brasil o Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme Dramático e pode ser visto nas salas de cinema de norte a sul do país.
A Substância
Elisabeth Sparkle (Demi Moore) vê a sua carreira passar por uma fase de grande complicação depois de ser despedida do seu programa de televisão. No meio de uma crise de desespero, a estrela de televisão experimenta uma droga que promete trazer de volta a sua versão mais nova e melhorada, dividindo-se em duas versões (com Margaret Qualley na segunda versão).
A Substância não é recomendado para menores de 18 anos, mas traz para a conversa vários tópicos relacionados com o envelhecimento da mulher e a perda de interesse que esta tem para as indústrias do entretenimento depois de uma certa idade. Este filme conta com cinco nomeações aos Óscares e pode ser visto após aluguer na Apple TV ou no Youtube