'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Weekend Óscares

Óscares em dia! Os filmes que tem de ver antes da grande cerimónia do cinema

Grande gala dos Óscares de Hollywood acontece já no próximo dia 3 de março.
26 de fevereiro de 2025 às 22:35
The Brutalist
The Brutalist Foto: The Philadelphia Inquirer

A cerimónia dos Óscares acontece já no próximo dia 3 de março e, se quer fazer o trabalho de casa de antemão, nada melhor do que ficar a conhecer os grandes nomeados, apontados como favoritos a levar para casa a estatueta dourada. Estes são alguns dos filmes de que o mundo fala!

Wicked

Quando Elphaba (Cynthia Erivo), uma jovem com cor de pele verde, insegura e cheia de incertezas, encontra Glinda (Ariana Grande), popular e privilegiada, e se tornam grandes amigas, a vida das duas parece correr da melhor forma possível até que um encontro com o Maravilhoso Mágico de Oz torna evidentes as suas diferenças, podendo levar a uma rutura nesta amizade inesperada.

O filme de Jon M. Chu, adaptado do clássico musical da Brodway, e que mostra a força do poder da determinação, conta com 10 nomeações aos Óscares, entre eles o de Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária e Melhor Filme. Pode ser visto na SkyShowTime.

Conclave

Conclave é - possivelmente - o filme mais atual na corrida aos Óscares. Com o agravamento do estado de saúde do Papa Francisco, o interesse pela Igreja Católica e pelo tema da sucessão está em cima da mesa pelo que todos os olhos estão postos neste filme, em que é abordado precisamente o momento em que os cardeais de reúnem para eleger um novo Papa, num universo envolto em teorias e conspirações.

Com Ralph Fiennes, Stanley Tucci, Sergio Castellitto e Isabella Rossellini no elenco, o filme inspirado no livro de Robert Harris, conta com oito nomeações, entre elas a de Melhor Filme e Melhor Ator para Ralph Fiennes. Apesar de o filme ainda não estar em nenhuma das plataformas de streaming portuguesas, cinemas como os do El Corte Inglés ou Alfragide ainda têm sessões para ver o Conclave antes da cerimónia.

O Brutalista

O Brutalista conta a história de Lászlo, um arquiteto sobrevivente do Holocausto, que foge da Europa para a Pensilvânia em busca de reconstruir a sua carreira e vida, cruzando-se com Van Buren que, ao prometer grandes quantidades de dinheiro a Lászlo, pelo desenho de um centro comunitário, traz a tona o poder do dinheiro e do privilégio numa sociedade onde é impossível fugir da opressão e submissão.

Caracterizado por muitos como sombrio, mas um filme que transmite esperança, O Brutalista conta com Adrien Brody, Felicity Jones, e Joe Alwyn no elenco, tendo arrecadado 10 nomeações na 97.ª edição dos Óscares. Este filme pode ser visto em salas de cinema por todo o país.

Emilia Pérez

Apesar de todas as polémicas, uma coisa é certa: Emilia Pérez é o filme mais nomeado na cerimónia dos Óscares de 2025, com 13 nomeações, entre elas a de Melhor Atriz para a polémica atriz, Karla Sofía Gáscon.

Emilia Pérez é um filme musical de comédia que envolve algum teor criminal depois de Emilia Pérez, uma advogada cansada de ser utilizada com peão na empresa em que trabalha, é recrutada por um cartel de drogas mexicano para ajudar o seu líder, Juan Manitas Del Monte, a desaparecer sem deixar qualquer rasto.

Este musical com um toque de crime e humor, pode ser visto na plataforma Netflix.

Ainda Estou Aqui

O drama biográfico de Walter Salles, que conta com Fernanda Torres no elenco principal, conseguiu arrecadar três nomeações aos Óscares (uma delas para a atriz brasileira). Aqui, percebemos que a vida no emblemático Rio de Janeiro dos anos 70 está bem longe daquilo que conhecemos hoje. No meio de uma ditadura militar, Eunice Paiva vê o marido e pai dos cinco filhos, ser levado por militares, originando um mistério e luta que dura longas décadas.

Ainda Estou Aqui valeu a Fernanda Torres e ao Brasil o Globo de Ouro de Melhor Atriz num Filme Dramático e pode ser visto nas salas de cinema de norte a sul do país.

A Substância

Elisabeth Sparkle (Demi Moore) vê a sua carreira passar por uma fase de grande complicação depois de ser despedida do seu programa de televisão. No meio de uma crise de desespero, a estrela de televisão experimenta uma droga que promete trazer de volta a sua versão mais nova e melhorada, dividindo-se em duas versões (com Margaret Qualley na segunda versão).

A Substância não é recomendado para menores de 18 anos, mas traz para a conversa vários tópicos relacionados com o envelhecimento da mulher e a perda de interesse que esta tem para as indústrias do entretenimento depois de uma certa idade. Este filme conta com cinco nomeações aos Óscares e pode ser visto após aluguer na Apple TV ou no Youtube

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável