O Natal é aquela altura do ano em que ninguém consegue propriamente controlar as calorias que ingere até porque as tentações à mesa são mais do que muitas. E para os mais gulosos, a tarefa ainda fica mais difícil, pois há um sem número de delícias à espera.
Se este ano lhe cabe a si preparar a ceia de Natal, deixamos-lhe a lista das sobremesas que pode querer ter à mesa e os sítios onde pode encontrar as receitas mais tradicionais à venda.
BOLO REI
É um dos bolos mais tradicionais do Natal. Em forma de coroa, o primeiro a ser comercializado e original tem recheio de frutas cristalizadas, mas com o tempo começaram a ser feitas várias opções sendo o bolo rainha, que tem frutos secos no interior, um dos mais populares. Em Lisboa, um grande favorito é o da Confeitaria Nacional, que foi a responsável por trazer esta iguaria para Portugal, quando ainda ninguém a conhecia no País.
PÃO DE LÓ
É outro dos favoritos desta altura do ano e fica sempre bem em qualquer mesa de Natal, até porque é um bolo muito simples e que normalmente agrada à maioria das pessoas. O Pão de ló de Alfazeirão é um dos mais conhecidos e saborosos que pode oferecer aos seus convidados!
SONHOS, FILHÓS E RABANADAS
Os fritos são quase um obrigatório na ceia de Natal. Entre sonhos, filhós e rabanadas, as receitas clássicas do tempo dos nossos avós regressam em força para nos recordar dos sabores de infância, nas nossas mais doces memórias. A Pastelaria Versailles, em Lisboa, é conhecida por ter alguns dos melhores doces de Natal.
TRONCO DE NATAL
Se tem crianças em casa, eles vão adorar o tronco de Natal, não só pelo sabor a chocolate, mas também porque o formato do bolo nos remete para o típico imaginário desta altura do ano. Se não sabe onde comprar o seu, experimente em visitar a Pastelaria Alcoa, que goza de excelente reputação!
PANETTONE
E se quer trazer um pouco de outras culturas para o Natal da sua casa, surpreenda a família com um Panettone, um doce típico de Itália nesta altura do ano, que é feito com masse de brioche e recheado com frutos secos, frutas cristalizadas ou chocolate. Em Portugal pode encontrá-lo à venda em grandes superfícies como o El Corte Inglès.