'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
WEEKEND

Por dentro da Revolução! Quatro locais históricos para entender e honrar o 25 de Abril

Em Lisboa, o 25 de Abril fez-se em vários locais distintos, que ficam para sempre ligados à Revolução dos Cravos. Visitá-los é conhecer também o doce sabor da liberdade.
17 de abril de 2024 às 23:48
25 de Abril
25 de Abril

Foi em Lisboa que, a 25 de Abril de 1974, se concentrou o essencial da manobra militar que levaria a cabo o golpe que derrubaria a ditadura em Portugal. Numa altura em que se assinalam 50 anos sobre a data, conhecer os locais onde se fez História, é também honrar a liberdade tal e qual como a conhecemos nos nossos dias.

Visite os locais emblemáticos do 25 de Abril.

Largo do Carmo

O Largo do Carmo, no Chiado, é um dos locais míticos quando se fala do 25 de Abril. Com Marcelo Caetano refugiado no Convento do Carmo, foi lá, em pleno Chiado, que se concentraram os militares do Movimento das Forças Armadas, liderados por Salgueiro Maia, e também muitos populares, que acabariam por aplaudir, ao vivo, a queda do regime de Salazar.

Igreja São João de Brito

Na madrugada do dia 25, o tema 'Grândola, Vila Morena' passou na Renascença e deu o mote, como senha, à Revolução de Abril. Aquilo que muitos não sabem é que esta combinação seria feita em Alvalade, na Igreja de São João de Brito, onde na véspera um jornalista e um técnico da Renascença se ajoelharam a rezar e, entre dentes, combinaram em segredo os pormenores da emissão que viria a tornar-se parte da História de Portugal.

Rua do Arsenal

Às primeiras horas da manhã do dia 25 de Abril, foi na Rua do Arsenal que tiveram lugar os confrontos entre as forças da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e as forças fiéis do regime. Este tornou-se num dos pontos-chave da Revolução.

Rua do Arsenal
Rua do Arsenal

Antiga Sede da Pide

A antiga sede da Pide localizava-se na Rua António Maria Cardoso e é também um ponto fulcral para entender a Revolução. No dia 25 de abril, foram feitas duas tentativas de ocupação deste local que era quase uma sede para o regime de Salazar, mas só no dia seguinte o edifício foi ocupado por forças do exército.

Rua do Arsenal
Rua do Arsenal

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável