
Na sua estreia em Portugal, o Guia Michelin distinguiu 55 hotéis com as recém-introduzidas Chaves Michelin, uma nova categoria que reconhece estabelecimentos hoteleiros de excelência. A cerimónia de entrega decorreu, no dia 15 de maio, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, marcando um novo capítulo na valorização da hotelaria portuguesa.
As Chaves Michelin são atribuídas em três níveis: uma chave indica uma estadia "muito especial", duas chaves representam uma estadia "excecional e que "merece um desvio" e três chaves destacam uma estadia "extraordinária", entregue aos hotéis que são "um destino em si mesmo". Em Portugal, dois hotéis alcançaram esta distinção máxima: o Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, e o Penha Longa Resort, em Sintra.
Além destes, 13 hotéis portugueses receberam duas chaves, incluindo o Ritz Four Seasons Hotel, em Lisboa, e o Six Senses Douro Valley, em Lamego. Outros 40 hotéis foram distinguidos com uma chave, abrangendo diversas regiões do país, desde os Açores até ao Algarve, refletindo a diversidade e qualidade da oferta hoteleira nacional.
À semelhança dos restaurantes, também os hotéis são visitados por inspectores da Michelin, anónimos e especializados.
Foi em 2023 que a Michelin anunciou a criação destes prémios. Países como a Alemanha, a Áustria, a Suíça, a Tailândia, o Reino Unido ou a Irlanda já têm também hotéis com chaves.
Esta iniciativa do Guia Michelin visa reconhecer não apenas a excelência gastronómica, mas também a qualidade das experiências de alojamento, reforçando o posicionamento de Portugal como um destino turístico de referência.
Para consultar a lista completa dos hotéis distinguidos com as Chaves Michelin em Portugal, visite o site oficial do Guia Michelin.