
O Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios celebra-se esta quinta-feira, dia 18 de abril, e em Lisboa já há programas conhecidos, alguns com entrada gratuita. Para comemorar este dia há vários museus que vão abrir as suas portas ao público e incentivar com diversas atividades ao longo do dia. Não deixe de mergulhar numa viagem histórica.
Padrão dos Descobrimentos
Dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa que já foi de madeira, mas hoje é de pedra. O Padrão dos Descobrimentos vai não só abrir a suas portas, mas também incluir um programa de ateliers, oficinas pedagógicas e workshops. Para todas as famílias que se inscreverem, poderão desfrutar desta experiência das 10h30 às 14h30.
Panteão Nacional
Uma visita temática sobre o Panteão Nacional e o Mosteiro de São Vicente de Fora. No Campo de Santa Clara em Lisboa e aberto ao público em geral às 15h quem se inscrever através do mail museu@patriarcado-lisboa.pt ou através do telefone 21 881 05 59. Um passeio a não perder.
Palácio Nacional da Ajuda
A equipa do Serviço Educativo do Palácio da Ajuda vai orientar visitas dando a conhecer um dos espaços de eleição da família real: o Jardim de Inverno. As visitas incluem a utilização de radio-guias, são abertas ao público todo, mas têm horários (11h30, 13h, 14h30) com um máximo de 20 pessoas a inscrição é feita pela ordem de chegada.
Museu Nacional do Traje
As mudanças sociais ao longo dos ano foram imensas e tiveram um impacto em quase todas as áreas das nossas vidas. Uma delas foi nos trajes. Uma visita guiada que faz a relação entre todos estes aspetos é a proposta do Museu Nacional do Traje, tendo como foco principal os trajes do séc. XVIII ao séc. XX. Aberta ao público em geral e sem necessidade de inscrição é uma visita que está marcada para as 11h.
Museu Nacional dos Coches
O nome da visita guiada deste dia no Museu Nacional dos Coches é "Se os Objetos Falassem". Com foco na importância dos objetos como património. Uma visita gratuita aberta ao público todo e sem necessidade de inscrição, apenas com três sessões às 11h, 15h e 16h30.