
Para celebrar os seus 25 anos de carreira a solo, Robbie Williams editou, no início de setembro, em simultâneo em todo o Mundo, o disco ‘XXV’, um trabalho que reúne todos os seus grandes sucessos reorquestradas pelo maestro Jules Buckley, pelo produtor Guy Chambers, pelo arranjador e compositor Steve Sidwell e regravados com a aclamada Metropole Orkest da Holanda. Para além de temas como 'Millenium' (o primeiro single Nº 1 a solo no Reino Unido) 'Strong', 'No Regrets', 'She's The One', ‘Kids’ ou 'Rock DJ' (gravado com Kylie Minogue), o álbum conta ainda com quatro inéditos ‘Disco Symphony’, ‘More Than This’, ‘The World And Her Mother’ e 'Lost' (uma canção comovente, ao estilo clássico de Robbie Williams, com uma letra pungente, notas de piano e cordas em crescendo).
Marco discográfico na carreira de um dos mais reconhecidos artistas do mundo, ‘XXV’, recorda o percurso musical do cantor praticamente desde que este deixou os Take That em 1995 (cinco anos depois da formação do grupo), numa saída muito polémica (as versões da mesma história chegaram a variar entre a "expulsão" e a indemnização que o cantor teria pago ao grupo por quebra de contrato). De lá para cá, Robbie Williams arrancou, aos 21 anos, para um carreira a solo que lhe rendeu, até aos dias de hoje, quase 100 milhões de discos vendidos. O disco de estreia, por exemplo, ‘Life Thru a Lents’, lançado em 1997, continha logo esse mega sucesso ‘Angels (canção que já foi considerada a melhor música dos últimos 25 anos pelos ouvintes da BBC) e que agora, claro, também faz parte do alinhamento do novo disco, agora com orquestração.
Mas a vida de Robbie Williams vai muito para lá da música e a verdade é que as suas canções têm feito tanto sucesso quanto a sua vida privada e pessoal.
"MEDIANO" NA CAMA Acredita em extraterrestres e diz que eles "estão a caminho"
Eleito já no passado mês de setembro pela revista ‘Glam’Mag’ como o cantor mais sexy do mundo, pelo segundo ano consecutivo, a verdade é que manter a elegância tem sido uma dor de cabeça para Robbie ao longo dos anos. "Dentro de mim há um homem gordo a tentar sair", chegou a dizer. Viciado em comer e em comida, já reconheceu mesmo que é a vaidade que o tem salvo. "Eu como o que quero até ficar gordo e só depois é que consigo parar". O excesso de peso tem, de resto, sido um tema recorrente na agenda do cantor. Quando em 2013 passou por Portugal, pelo Rock In Rio-Lisboa, até pediu ao público, mais que uma vez, para lhe gritarem ‘Robbie, não engordes outra vez!’.
A DEPRESSÃO... DO HOMEM MAIS RICO DO MUNDO Também a saúde mental tem sido outro dos dramas da vida de Robbie Williams, com a depressão a ser um tormento constante. "Tenho uma doença dentro da minha cabeça que me quer matar"
A DEPRESSÃO... DO HOMEM MAIS RICO DO MUNDO
Segundo a revista ‘People With Money’, Robbie Williams é hoje o cantor mais bem pago do mundo (soma 46 milhões de euros calculados em rendimentos combinados) e é dono de uma fortuna avaliada em quase 300 milhões de euros (em 2004 já era o jovem mais rico do mundo do espetáculo). Em 2000, em jeito provocatório, agradecia à MTV pelas "três casas, pelos cinco carros e pela namorada super modelo. Viva o sonho", dizia. A verdade é que o cantor nem sempre lidou bem com o dinheiro e com a popularidade. Numa entrevista ao The Sun chegou a dizer que estava enjoado da fama e que já tinha pensado em doar toda a sua fortuna. "Nos meus momentos mais negros, fico convencido de que minha vida seria bem melhor se eu não tivesse mais que cem libras (115 euros). Então poderia andar pelas ruas como um homem livre e viver a vida tranquila que quero para mim".
Em entrevista ao jornal The Mirror, no ano passado, Robbie Williams surpreendeu tudo e todos ao revelar que chegou a saber da existência de um assassino profissional contratado para o matar. "São coisas que acontecem na sombra quando és famoso", contou. "Houve uma altura na minha vida em que era ridiculamente famoso, como o Michael Jackson. O sucesso e a fama desmesurados encontram-se, mais tarde, com a ansiedade, a depressão e a doença mental".
MORFINA, COCAÍNA, COGUMELOS... E SEXO
Robbie Williams teve uma vida artística ligada à dependência das drogas, tendo sido internado numa clínica de reabilitação em 2007, depois de vários episódios de adição com substâncias como a morfina, a cocaína ou os cogumelos alucinogénicos. Ainda assim e numa declaração que foi muito polémica, disse, na altura do nascimento da sua primeira filha, que se um dia ela quisesse consumir drogas, só iria ter das melhores. Não menos controversa, foi também uma troca de mensagens com dois fãs e que seria tornada pública, nas quais o cantor os aconselhava a fazer uma mistura de ecstasy com álcool para se divertirem.
Mas as dependências na vida de Robbie não estiveram apenas ao nível das drogas, mas também do sexo. O próprio chegou até a compará-lo à cocaína. "Nos anos 1990, costumava fazer sexo com estranhos e não sabia se alguma vez seria capaz de desistir disso", recordou o cantor, numa recente entrevista, à revista Grazia.
A salvação encontrou-a junto da mulher, a atriz norte-americana Aya Field, com quem casou em 2010 e com quem ainda hoje mantém uma relação estável. Os anos de namoro, contudo, foram bastante atribulados e conta-se mesmo que a atriz Cameron Diaz (que chegou a ter uma relação fugaz com o cantor) terá tido um papel importante em algumas das reconciliações do casal. A verdade é que Aya conseguiu aquilo que nenhuma outra mulher foi capaz: fazer assentar um dos maiores conquistadores do mundo da música.
A INTERMINÁVEL LISTA DE NAMORADAS FAMOSAS
Antes de conhecer a atual mulher, no entanto, Robbie Williams teve vários relacionamentos que ficaram famosos e encheram páginas e páginas de jornais e revistas. O difícil mesmo é fazer a lista. Namorou quase um ano com Rachel Hunter ("tenho de parar de namorar com estrelas do rock", disse a ex-de Rod Stewart depois do fim da relação); as modelo Clara Staples, Tânia Strecker e Naomi Campbell (conta-se que, na altura, a supermodelo namorava também o empresário da Fórmula 1 Flavio Briatore), as cantora Andrea Corr, Geri Halliwell (das Spice Girls) e Nicole Aplleton (das All Saints), a atriz norueguesa Natassia Malte; a também atriz Lindsay Lohan; a socialite e apresentadora de televisão Tara Palmer e a empregada de mesa Charlotte Austin (conheceu-a por acaso quando, certo dia, entrou a correr num hotel para fugir à perseguição dos fãs). Conta-se também que terá tido uma relação de curta duração com Nicole Kidman. Em Outubro de 2001, o ‘The Sun’ publicava uma noticia de que os dois tinham sido vistos a sair de um hotel em Londres às três da manhã.
Entre os vícios de Robbie, para além das drogas, sexo ou comida, estão ainda as tatuagens. Ele é tão obcecado por fazê-las, que já chegou a dizer que um dia gostaria que fosse possível apagá-las e começar tudo de novo. Entre elas está uma cruz celta, no quadril, que fez ainda na altura dos Take That, para lhe dar proteção; um desenho Maori (tribo nativa da Nova Zelândia) no braço esquerdo (diversas espirais interligadas simbolizam as reviravoltas na sua vida); uma tatuagem cristã no braço direito (com diversos anjos em torno da cruz); as palavras ‘I Love You’ e ‘Mother’, tatuadas nos antebraços; a frase ‘All You Need is Love’, ao fundo das costas na região lombar, em homenagem aos Beatles; a letra ‘B’ atrás da orelha em homenagem à avó Betty; um leão e a frase "Elvis dá-me serenidade".
Nascido a 13 de fevereiro de 1974 em Stoke-on-Trent, Stafforshire (Inglaterra), filho de um comediante e de uma florista, Robbie Williams viu os pais separarem-se aos três anos de idade num acontecimento que acabaria por marcar a sua infância rebelde (a viver com a mãe, foi esta quem o inscreveu para uma audição para os Take That). Em 2010, começou a formar a sua própria família. Casou então, nos EUA, com Ayda Field a 7 de agosto de 2010 ("Finalmente Rob está feliz", afirmava, na altura, o pai Pete Conway ao News Of The World ), tendo sido pai pela primeira vez, em setembro de 2012, de Theodora Rose Williams, a que se seguiu Charlton Valentine Williams (outubro de 2014). Coco, terceira filha do casal, nasceu em setembro de 2018 e em 2020 nasceria Beau Enthoven, estes dois por meio de uma barriga de aluguer. Robbie reside atualmente com a família na sua mansão em Beverly Hills (Califórnia). Pouco modesto, diz que gosta de boa música e que não consegue parar de ouvir… a sua.