
As tendências do turismo estão a mudar e, surpreendentemente, há cidades outrora muito procuradas que estão a deixar de estar no topo da lista de desejos dos viajantes. A seguradora de viagens InsureandGo, munida dos dados de pesquisa do Google, analisou as mudanças de ano para ano nas pesquisas por voos, hotéis e itinerários e identificou não apenas os destinos que estão a despertar cada vez mais interesse, mas também aqueles que estão a perder terreno.
Havana está a perder charme junto dos turistas, pelo menos a julgar pelas pesquisas, que registaram uma queda de 28% de um ano para o outro. Apesar da riqueza cultural e musical, a capital cubana parece estar a ser trocada por Bali, que está em alta. O destino indonésio registou um aumento de interesse de 16% e soma galardões internacionais: não só foi eleita a ilha mais pitoresca do mundo, como também um dos melhores destinos culturais.
Nos Estados Unidos, há também uma troca curiosa de preferências. Miami, conhecida pelas suas praias e energia vibrante, viu o interesse dos turistas cair 15%, enquanto Chicago, com os seus arranha-céus e alma urbana, teve um salto impressionante de 41%.
Já na Europa, Berlim começa a ficar para trás, com os viajantes a preferirem a atmosfera mais alpina e tranquila de Innsbruck, na Áustria. E do outro lado do Atlântico, nas Índias Ocidentais, Nassau está a atrair mais atenções do que Kingston, virando o foco para as Bahamas.
As 15 cidades que os turistas estão a procurar menos:
1. Havana
2. Miami
3. Kingston
= Nadi
4. Gdansk
= Las Vegas
5. Apia
6. Estocolmo
= Bruxelas
7. Berlim
8. Londres
= Wellington
9. Singapura
10. Dubai
= Deli
As 15 cidades que os turistas estão a procurar mais:
1. Tóquio
2. Rio de Janeiro
3. Pequim
4. Lucerna
5. Cidade do Kuwait
6. Sevilha
7. Chicago
8. Cidade de Belize
9. Chiang Mai
10. Tbilisi
11. Hanói
12. Nassau
13. Jacarta
14. Santiago
15. Buenos Aires