'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Visita

Marcelo e rainha Sofia: relação de cumplicidade

Em Lisboa para presidir a uma conferência sobre o Alzheimer, a rainha Sofia, de Espanha, contou com a presença e amizade do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Marcelo tem uma relação de grande proximidade com a família real espanhola e, nesta visita a Lisboa, foi visível a cumplicidade com a rainha emérita.
19 de setembro de 2017 às 19:46
Marcelo Rebelo de Sousa, Marcelo, rainha sofia, sofia
Marcelo Rebelo de Sousa, Marcelo, rainha sofia, sofia

A rainha sofia de Espanha está em Lisboa para presidir, ao lado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à conferência sobre o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, 'Alzheimer´s Global Summit', a decorrer na Fundação Champalimaud, de 18 a 22 de setembro, com o apoio da Fundação Rainha Sofia.

Antes de assistir à conferência, doña Sofia foi recebida em Belém pelo Presidente, onde foi oferecido um almoço em honra da monarca espanhola. A cumplicidade entre as duas figuras de Estado foi notória desde o primeiro minuto do encontro. É conhecida e é publica a forte relação de amizade entre Marcelo e a família real espanhola.

Essa amizade ficou bem patente aquando da visita oficial dos reis Felipe VI e Letízia a Portugal, em fevereiro, e, mais recentemente, em agosto, Marcelo teve papel de destaque ao lado do casal real na Missa pela Paz, em Barcelona, após os atentados nas ramblas, que vitimaram 2 portuguesas.

Na altura, Marcelo destacou a relação de amizade entre os 2 países. "Havia que testemunhar essa amizade, solidariedade e fraternidade em relação a um país que tem sido inexcedível em tudo, não apenas na presença agora no combate aos incêndios em Portugal", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, acrescentando que essa "fraternidade tinha que ser traduzida" e que tinha de ser "exprimido" a todo o povo espanhol "aquilo que vai no coração de todos os portugueses".

A carregar o vídeo ...
Reis de Espanha: 13 anos de casamento

Nesta terça-feira, Marcelo fez questão de enfatizar, uma vez mais, a proximidade entre Portugal e Espanha, com particular destaque à família real, tendo sido o anfitrião perfeito para a rainha emérita doña Sofia.

A monarca ressalvou o mérito da colaboração entre os 2 países, patente na organização desta conferência global, recordando que estamos perante "uma doença muito difícil porque tem origem na parte do corpo humano mais complexa, o cérebro".

Há mais de 15 anos que a Fundação Rainha Sofia trabalha no desenvolvimento da investigação para encontrar soluções que interrompam os efeitos da doença até que se encontre uma cura definitiva.

   

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável