
Durante esta semana Juan Carlos e Sofia foram obrigados a comparecer a três eventos juntos dando a imagem de estarem passar por um momento estável no matrimónio.
Um dos eventos que contou com a presença dos reis eméritos foram as comemorações do 80.º aniversário do rei Harald da Noruega.
Desde a proclamação do filho, Felipe VI, o rei Juan Carlos e a rainha Sofia distanciaram-se cada vez mais. Durante o seu reinado, o casal aparentava um casamento feliz para o bem da monarquia espanhola, contudo, todos sabiam que a verdade era bem diferente, com a rainha a afastar-se cada vez mais do marido em consequência das múltiplas traições deste.
A gota de água foi o romance de Juan Carlos com a alemã Corinna zu Sayn-Wittgenstein, que levou para um safari em África, onde acabou lesionado com a bacia partida.
Apesar das recentes aparições de Carlos e Sofia, a imprensa espanhola tem notado que os compromissos em comum têm sido cada vez mais escassos.
Em janeiro, Carlos e Sofia entregaram os prémios nacionais do desporto, em março assistiram à entrega da Grande Cruz da Ordem Civil, em abril inauguraram uma exposição no museu do Prado e outra de Picasso no museu Rainha Sofia, e compareceram ao início da comemoração do 25.º aniversário da Exposição Universal de Sevilha 1992.
Foram somente cinco eventos que os reis apareceram juntos em 2017, fora isso, fazem vidas completamente separadas. Juan Carlos ainda no fim de semana passado esteve sozinho no GP de Espanha de motociclismo, em Jerez de la Frontera, dando sequência a uma série de participações em eventos (muitos deles desportivos) que fazem parte do seu gosto pessoal.