
Desde que Juan Carlos reuniu os três filhos - as infantas Elena e Cristina, e Felipe - para lhes comunicar que se pretendia divorciar da rainha Sofia para seguir o seu caminho ao lado da amante, a alemã Corinna Larsen, que a relação familiar entre os quatro ficou irredemiavelmente afetada.
O relato desse momento do passado conturbado da família real espanhola é feito em 'Yo, el Rey' [Eu, o Rei], o livro da jornalista e especialista em assuntos da realeza, Pilar Eyre. A refeição acabou em grande discussão entre pai e filhos.
"Os filhos olharam uns para os outros e falaram todos... Não era justo, isso mataria a mamã, e como ficavam eles, os seus filhos... O rei enfureceu-se, e deu um murro na mesa. 'São uns egoístas, só fazem os que vos apetece. Tu, Felipe, casaste-te com uma divorciada, má escolha, e fica a saber que os espanhóis não gostam dela. Se tens tanta vontade de ser rei divorcia-te", lê-se no livro que explica que Juan Carlos estava de cabeça perdida.
Dirigindo-se a Elena, atirou: "E tu que te divorciaste do teu marido, que era insuportável, sim, filha, eu sei, mas isso também já tu sabias antes de casar com ele. Porque é que não aguentaste? E a tua religião?". Eyre conta que a infanta baixou a cabeça e nada respondeu ao pai.
Já Cristina não se calou quando o pai a acusou: "E tu, tu (apontado para ela) que te tivemos de afastar da família pela tua má cabeça e por causa do desajeitado do teu marido. Tu também te devias ter divorciado".
A infanta não se deixou ficar: "Dizes que eu e Felipe nos devemos divorciar. Mas não é para nosso bem, é para nos usares, para que o teu divórcio passe mais despercebido. Sabes que não sei que muito do que se diz do meu marido não passa de uma cortina de fumo para que se não fale das tuas coisas? Crês que somos imbecis?".
A última palavra foi de Juan Carlos, que chegou a atirar o guardanapo em direção à filha: "Acho impressionante que me enfrentes. Tu e os teus irmãos são uns mimados, pensam que são especiais e fazem o que vos apetece. Gostam dos privilégios, mas o que dão em troca?".