
Faz esta quinta-feira, 22, uma semana desde que Joaquim Bastinhas, 62 anos de idade, foi sujeito a uma segunda cirurgia de urgência depois de complicações no pós-operatório, devido a uma infeção bacteriana.
O cavaleiro de Elvas tinha dado entrada no início da semana passada no hospital da Cruz Vermelha para ser operado a um polipo nos intestinos. A intervenção correu bem, mas as coisas complicaram-se nos dias seguintes, obrigando à 2.ª intervenção cirurgica.
Desde aí, o marido de Helena Nabeiro e pai do também cavaleiro Marcos Tenório Bastinhas tem estado em coma induzido, numa situação grave mas estabilizada.
Segundo fonte hospitalar a que a FLASH! teve acesso, a equipa médica acredita que o historial clínico de Joaquim Bastinhas permite ter esperança numa possível recuperação, ainda que com reservas.
A FLASH! sabe que os médicos preparam-se para acordar Bastinhas do coma induzido, durante a tarde desta quinta-feira, 22, e assim perceberem a reação do cavaleiro e melhor avaliarem a evolução do seu estado clínico.
Recorde-se que em 2015, Joaquim Bastinhas sofreu um gravíssimo acidente, ao ser atropelado por uma máquina agrícola na sua herdade em Elvas, com várias fraturas na zona da bacia, pélvis e bexiga, e conseguiu recuperar depois de várias intervenções cirúrgicas.
A recuperação permitiu mesmo o regresso às arenas durante a última temporada taurina, com atuações na Figueira da Foz e em Elvas.
A família do cavaleiro tem-se mantido muito reservada quanto ao estado de saúde de Bastinhas. Mulher e filhos – Marcos e Ivan – ainda não sairam do lado do toureiro e mantêm a esperança numa recuperação, apesar da gravidade do caso e de todos os cuidados que implica.