
É o ator João Carvalho, de 66 anos de idade, quem conta há quanto tempo Maria João Abreu suspeitava que tinha um problema grave de saúde, mas nunca foi ao médico fazer exames ou pedir medicação. "Há um mês que ela falava comigo nos problemas que estava a sentir", sublinha, revelando que alguns dos sintomas descritos pela amiga o assustaram, e que a aconselhou a consultar um médico, algo que não fez por ter excesso de trabalho, pois estava envolvida em três projetos.
Contou o filho do també ator Ruy de Carvalho: "Nós conversávamos muito porque tinha sido amiga da Lena [mulher de João de Carvalho que faleceu em 2014], e perguntava-me quais eram os sintomas. E disse-me que tinha sempre dores de cabeça muito fortes", revelou.
"Ela estava preocupada", admitiu o ator, ao mesmo tempo que revelou que há cerca de dois meses que Maria João Abreu se mostrava inquieta quanto aos sintomas que vinha sentido nos últimos tempos.
João de Carvalho ainda desvendou que a colega tinha emagrecido bastante. "Estava muito magra", reforçou o ator sem deixar de realçar que "as pessoas [com este problema de saúde] perdem a vontade de comer. A minha mulher não comia. Eu lembro-me da Maria João rechonchudinha. Ela mostrou-me as pernas e eram um pauzinho, deixou de ter curvas...", recordou.
Por fim, realçou ainda a importância de outros factores que estavam a afetar Maria João Abreu: "Ela tinha três trabalhos ao mesmo tempo, e não eram papéis propriamente pequenos… Ela estava assoberbada de trabalho. E nós todos temos a nossa vida particular e as nossas preocupações com os nosso filhos, os nossos netos, a nossa família. Há muito pouco tempo faleceu o pai [da Maria João] e afetou-a muito. Teve Covid… Tudo isto…", concluiu.