
Voltar a reunir a família e os amigos é um momento para celebrar a dobrar e a Páscoa é a ocasião perfeita para fazer a festa, à volta da mesa, em almoços demorados ou jantares que se prolongam pela noite dentro. Se ainda não decidiu uma ementa à altura da ocasião, esta edição da Sabe Bem vai surpreender com deliciosas receitas típicas da Páscoa portuguesa, mas cheias de novidades, com um toque especial e diferente do tradicional.
A Páscoa, celebrada como o tempo da esperança, é uma oportunidade de ouro para festejar o convívio à mesa e a tradição. Os pratos típicos pascais que nos transportam para a infância não podem faltar à mesa. Mas a inovação também não.
Neste Especial Páscoa delicie-se com nove receitas tradicionais portuguesas, verdadeiras “instituições” da nossa culinária com um twist de sabor e uma originalidade ímpar. Descubra, também, a tradição contada por estas receitas, num resgate do passado que cria memórias para o futuro.
Presentes de Páscoa. Os folares doces ou salgados são presentes trocados entre padrinhos e afilhados na época pascal e presença assídua numa mesa bem portuguesa. Dê início à sua própria tradição com duas sugestões tão irresistíveis quanto criativas: folar com pasta de azeitona e folar de frutos vermelhos e chocolate branco.
Quebrar o jejum à mesa. O borrego e o cabrito simbolizam o fim da abstinência da carne durante a Quaresma, confecionando-se de várias formas de norte a sul do país. Fiel ao costume, mas com um toque de originalidade, surpreenda a família e os amigos com a empada de cabrito ou o borrego com laranja e hortelã.
Pão de ló, uma delícia que vem de longe. Este símbolo da doçaria tradicional portuguesa terá sido inspirado numa receita judaica associada à Páscoa. As versões multiplicaram-se ao longo dos séculos e hoje, da Sabe Bem para a sua mesa, chega o pão de ló de cacau e framboesas, diferente do tradicional.
Amêndoas? É Páscoa. Ofertar amêndoas também vem de longe, mas continua a ser um costume de fazer crescer água na boca. Deixe-se levar pela criatividade e ofereça-as em forma de minicheesecake com amêndoa.
O rei e a rainha da sobremesa. A tradição ainda é o que era, mas agora o pudim abade de Priscos serve-se com espuma de maracujá. Para se sentir nas nuvens no final do banquete pascal, prove a doce montanha dourada, que entrou na história de muitas famílias portuguesas... e agora entra na sua.
Ovos, os incontornáveis. Associados à ideia de renascimento desde a Antiguidade, já no século XIII costumavam ser decorados. Os de chocolate só apareceram no início do século XIX, para nunca mais serem destronados. Hoje não há quem lhes resista, sobretudo se os apresentar numa versão ainda mais gulosa e personalizada: ovos de chocolate recheados com creme de limão ou de tiramisu.
As crianças também são para aqui chamadas, num espaço a pensar nelas com receitas de Páscoa que primam pela originalidade, como a divertida salada coelhinho capaz de abrir qualquer apetite - até para os legumes.
Espreite as ideias para aproveitar as sobras das refeições da Páscoa. Diga “não” ao desperdício e “sim” a três receitas criativas que dão nova vida às sobras de borrego, cabrito ou pão de ló.
Como a Sabe Bem é mais do que “só” uma revista, são muitas as temáticas e novidades que não vai querer perder.
Inspire-se nas receitas sem lactose (com todo o sabor) confecionadas com produtos da Marca Própria do Pingo Doce e esclareça os mitos e as verdades acerca deste tema no “Dossier Especial: Sem Lactose”. Aproveite para conhecer de perto a Terra Alegre, onde são produzidos os produtos lácteos do Pingo Doce, inclusive sem lactose, e fique a par da viagem percorrida pelos produtos até chegarem a sua casa.
Sabendo que a alimentação deve andar de mãos dadas com a atividade física - e a época balnear já se avizinha -, temos os olhos postos na estreia da rubrica “Boa Forma”, que, além de exercícios práticos para movimentar o corpo em casa ou ao ar livre, também sugere uma receita proteica, repleta de energia e sabor.
“É tempo de...” primavera! Tempo de conhecer os legumes e a fruta da estação, bem como os benefícios nutricionais e as características organoléticas, trazendo a primavera para o seu menu semanal com novas e deliciosas receitas Juliana - Dieta Mediterrânica à portuguesa.
Estão lançados os ingredientes para uma Páscoa que Sabe (mesmo) Bem.
Fique atento: em abril, no Instagram do Pingo Doce, será lançado um desafio para concorrer a 100€ no Pingo Doce e 1 ano de entregas grátis no Mercadão. A resposta está na edição 66 da revista Sabe Bem, que pode encontrar nas lojas Pingo Doce ou em mercadao.pt.