
Foram tempos de luta, de desgostos profundos, mas também de muitas as alegrias. Os últimos três anos de vida de Fernando Gomes, mais conhecido por Bibota, levaram-no a viver o melhor e o pior de vários mundos. Nesse espaço de tempo, foi pai pela terceira vez, fruto da relação com Alexandra Afonso, foi-lhe diagnosticado cancro no pâncreas, perdeu o pai e viu a filha Filipa, de 32 anos, fruto do anterior casamento, perder a vida de forma trágica, encontrada morta na casa onde vivia, em Lisboa.
A antiga glória do FC Porto morreu este sábado, aos 66 anos, depois de o seu estado de saúde se ter complicado nos últimos meses, tendo sofrido recentemente um AVC. Ao seu lado esteve a mulher que o acompanhou incondicionalmente durante todo este processo e que lhe deu a alegria que lhe permitiu suportar a dor e o sofrimento dos tratamentos. Há dois anos, foram pais de Maria Luísa, e os amigos dizem que a bebé foi a grande responsável pelo sorriso com que o antigo jogador enfrentou a doença.
E nas redes sociais, Bibota mostrava isso mesmo: que na luta contra o relógio estava decidido a aproveitar como nunca todos os momentos da vida da filha, os primeiros passos, as primeiras palavras, num amor que tornou a luta contra o cancro um pouco menos dolorosa. Faleceu antes de ver a bebé completar três anos, em março, deixando a companheira numa dor profunda.
A GRANDE MÁGOA NA VIDA DE UM PAI
Para os mais próximos da antiga glória dos dragões, duas vezes bota de ouro, a mulher, mais conhecida por Xana, e os filhos [é ainda pai de Martim do casamento anterior], foram as únicas razões pelas quais conseguiu suportar a maior dor que a vida lhe deu, e não foi o cancro.
No início de 2020, numa altura em que estava a dois meses de ser pai e já tinha sido diagnosticado com cancro, Fernando Gomes iria viver o maior pesadelo de qualquer pai. A filha, Filipa, de apenas 32 anos, foi encontrada morta em casa, numa tragédia com muitos contornos que ficaram por explicar.
Este drama marcou-o de forma dolorosa e a tristeza acompanhou-o até aos últimos momentos de vida. Tanto que o último registo do antigo jogador nas redes sociais foi para assinalar o dia em que a filha completaria 34 anos. "A minha princesa completaria hoje 34 anos. Dor, tristeza, saudade. Descansa em Paz meu amor", escreveu numa publicação emotiva.
Filipa era regularmente homenageada pelo pai no Instagram, onde o antigo jogador também mostrava a sua força para se manter vivo: as alegrias com a filha mais nova. Apesar da gravidade da doença, só nos últimos tempos Fernando Gomes se 'entregaria' ao cancro. Até lá, recusou-se a baixar os braços e viveu cada dia como se fosse o último, desfrutando dos bons momentos em família, como o batizado da filha mais nova, talvez a última grande festa em que reuniu os mais chegados para celebrar.
Apesar da gravidade da doença, só nos últimos tempos Fernando Gomes se 'entregaria' ao cancro. Até lá, recusou-se a baixar os braços e viveu cada dia como se fosse o último, desfrutando dos bons momentos em família, como o batizado da filha mais nova, talvez a última grande festa em que reuniu os mais chegados para celebrar.
VIÚVA APOIA-SE NAS AMIGAS Durante os últimos três anos, Alexandra foi a força ao lado do companheiro. Viveu para o apoiar, esteve a seu lado durante os tratamentos, celebrou as pequenas vitórias, chorou o marido a partida prematura de Filipa, ao mesmo tempo que viva com grande emoção a chegada da bebé Maria Luísa.
VIÚVA APOIA-SE NAS AMIGAS
Agora, no momento em que perde o seu grande amor, apoia-se no grupo de amigas que tem há anos no Porto e do qual fazem parte a ex-mulher de Pinto da Costa, Fernanda Miranda, e a ex-mulher do ator José Fidalgo, Fernanda Marinho. Estes serão os grandes apoios de Alexandra, que se concentra agora na filha bebé para conseguir dar a volta por cima.
Agora, no momento em que perde o seu grande amor, apoia-se no grupo de amigas que tem há anos no Porto e do qual fazem parte a ex-mulher de Pinto da Costa, Fernanda Miranda, e a ex-mulher do ator José Fidalgo, Fernanda Marinho. Estes serão os grandes apoios de Alexandra, que se concentra agora na filha bebé para conseguir dar a volta por cima.