'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

Afinal, Rita Matias do Chega tem namorado... mas não é ela que vai ficar a cuidar dos filhos

Deputada revelou, em conversa no podcast Devaneios, de Tiago Paiva, que tem namorado, mas pouco tempo para lhe dedicar e que não vai abdicar da carreira para ficar em casa a cuidar dos filhos.
22 de março de 2025 às 20:46
Rita Matias
Rita Matias

É uma espécie de 'faz o que eu digo, não faças o que eu faço'. Com uma ideologia mais conservadora e defensora dos pilares tradicionais da família, Rita Matias foi surpreendida, no podcast Devaneios, de Tiago Paiva, com a pergunta de sobre como será no dia em que ela própria tiver os seus filhos.

A deputada começou por dizer que, aos 26 anos, já tem esse desejo e que, no futuro, até se imagina a viver numa quinta "a criar filhos e animais" e com um negócio próprio, mas para já isso ainda é um projeto a longo prazo e não é a maternidade que a vai afastar da Assembleia da República.

"Gostava de dar certos passos e nas redes é das críticas que mais recebo: 'Porque é que não vais para casa, porque é que não te fechas na cozinha?' Porque essa não é a minha proposta para as mulheres, eu não defendo isso", começou por explicar, acrescentando que quando o primeiro filho nascer já tem uma ideia para se manter ativa no Parlamento: envolver não só o companheiro, mas toda a sua família no projeto educativo do bebé para que isso permita que possa continuar a desenvolver a sua carreira política.

"Reconheço que o papel político que tenho tem alguma importância, agora. E vejo outros exemplos de mulheres conservadoras, em que toda a família se envolve no projeto político e olha para isto como um espírito de missão. E por isso, quem está ao meu lado deve olhar para isto assim. E se não quiser, porta da rua é a serventia da casa. Se fosse mãe daqui a um ano gostava mesmo que este projeto fosse familiar, quer o filho quer a política, e que nos fôssemos complementando", diz, acrescentando já ter falado com a sua família sobre isso, não descartando a hipótese de levar algumas vezes o filho para o Plenário.

Sobre o lado mais pessoal, aquela que é considerada o braço-direito de André Ventura admitiu ter namorado, mas pouco tempo para lhe dedicar, uma vez que trabalha das "8h às 23h00" e muitas vezes ao fim de semana.

"Tenho um ritmo de vida louco. Eu namoro e é desafiante, mas tento garantir que quanto estou fora do trabalho tento desligar um pouco do telemóvel, mas não é fácil. Vou tentando conciliar, vou tentando estar pelo menos durante a semana, fazer refeições em conjunto e ao fim-de-semana tento parar", disse, sem nunca revelar a identidade do seu namorado.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável