
Vários anos depois, o drama repete-se. A mãe de Sofia Ribeiro, Salomé Ribeiro, está neste momento sem-abrigo, a viver nas ruas de Lisboa.
Ulliceia, uma ex-vizinha e amiga da senhora de 74 anos contou agora como é que a encontrou, acabando por ser ela a denunciar o caso a uma das filhas. No passado dia 15 de abril, enquanto se deslocava até a Alameda, pela Avenida Almirante Reis, em Lisboa, deparou-se com Salomé, na zona do Centro de Apoio Social dos Anjos, mais conhecido como a "Sopa dos Pobres".
A mãe de Sofia Ribeiro estava sentada e rodeada de sacos e parecia estar a sofrer de problemas de saúde mental.
"A cabeça dela está muito baralhada. Ela lembrava-se de mim e depois esquecia-se, lembrava-se de mim e esquecia-se", contou à 'TV 7 Dias'. Salomé contou então a Ulliceia que já dormiu em hostels mas que agora se encontra na rua.
Perante a exposição de todo o drama, Sofia Ribeiro acabaria por revelar que já fez de tudo para tirar a mãe da rua sem sucesso, alertando para que este é um problema grave, de saúde mental, contra o qual tenta lutar há vários anos, e pedindo que não se façam julgamentos.
No entanto, nas últimas horas, foram muitos aqueles que apontaram o dedo à estrela da TVI, por ter partido para umas luxuosas férias no México quando a mãe se encontra numa situação grave. "Não é querer dar uma no cravo e outra na ferradura, mas eu acho que a partir do momento em que fazes esta exposição pública, onde dás a tua opinião e fazes um longo texto a explicar os quês e os porquês, mas ao mesmo tempo estás de férias no México, a apanhar sol, na praia e não interrompes as tuas férias para vires tratar de um caso que é sério, grave, recorrente, preocupante. Deixa aqui um bocadinho a desejar se este comunicado foi ou não sentido", criticou Pedro Capitão, no programa V+ Fama, enquanto o apresentador do formato, Adriano Silva Martins, também dava o seu parecer.
"Eu percebo que ela já está lá, que a mãe já está desaparecida há alguns meses. Mas é verdade que, se calhar, eu teria tido um bocadinho mais de decoro na forma como ela expôs as suas férias. Era aquilo que eu teria feito. Eu também entendo a Sofia, porque a vida continua”.
No formato, Cláudia Jacques foi a única a sair em defesa de Sofia, recordando que esta é uma situação que já se arrasta há vários anos e que a atriz tem feito de tudo aquilo que está ao seu alcance. "Vamos lembrar que a Sofia sofre às mãos da mãe desde que nasceu. A mãe da Sofia já era uma pessoa perturbada psicologicamente desde sempre, portanto a Sofia sofreu horrores toda a sua vida, toda a sua infância, adolescência, idade adulta, continua a sofrer já na idade em que está."