'
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

Afinal, o que se passa com a mãe de Sofia Ribeiro? O drama da saúde mental e a luta da atriz para salvar a família

Dez anos depois de ter sido exposto que a mãe de Sofia Ribeiro vivia como sem-abrigo em Lisboa, a situação vulnerável de Salomé volta a chamar a atenção. Mais uma dor para a atriz, que se desdobra entre vários 'fogos' e tenta ajudar a mãe, ao mesmo tempo que educa as sobrinhas como filhas. Um drama complexo que está longe de conhecer um fim.
Rute Lourenço
Rute Lourenço
17 de abril de 2025 às 11:06
Afinal, o que se passa com a mãe de Sofia Ribeiro? O drama da saúde mental e a luta da atriz para salvar a família
Sofia Ribeiro; Salomé Ribeiro
Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
pub
Sofia Ribeiro, atriz
Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro; Salomé Ribeiro
Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro
Sofia Ribeiro, atriz
Sofia Ribeiro

Há dez anos, a TV Guia contava o drama vivido pela mãe de Sofia Ribeiro e mostrava as condições em que Salomé vivia, numa habitação devoluta de Lisboa, enquanto recorria às instituições sociais para se conseguir alimentar. A notícia surgia como uma bomba e obrigava a atriz a reagir para mostrar que o caso não era assim tão simples quanto isso. "Ninguém pode ajudar quem não quer ser ajudado", foi uma das frases que usou para explicar o porquê de não conseguir tirar a mãe da situação em que se encontrava.

Na altura, Sofia justificava que tentou de tudo, e por tudo, que chegou a ter a mãe em sua casa, que a ajudou financeiramente, mas que às tantas se tornou impossível continuar com uma ligação que foi complicada desde o início, uma vez que a atriz e a família sempre passaram por várias dificuldades, com Sofia a ter de trabalhar desde cedo e definir as suas prioridades para escapar ao mesmo destino do que o que calhou no berço.

Depois das notícias em torno da forma como a sua mãe vivia, Sofia Ribeiro acabaria, no entanto, por tomar medidas mais drásticas e forçar-se a agir. Arranjou-lhe uma nova casa e, aos poucos, foi tentando restabelecer a relação com a progenitora, ainda que o processo não tivesse sido fácil. "Na relação com a minha mãe – ainda que haja muitas diferenças que vão existir a vida toda – houve um pacificar que foi essencial e que precisou do seu tempo. Hoje, olho para a minha mãe com todas as questões que tivemos e outras tantas que teremos, como seres humanos que somos", desabafou Sofia Ribeiro à TV Mais.

"Mas é uma pessoa que, no limite, fez aquilo que sabia fazer, com as ferramentas que tinha. E é assim que tento vê-la, não só a minha mãe mas também as pessoas à minha volta."

Passaram-se dez anos, de muitos altos e baixos, e na última terça-feira, dia 16, o site 'A Televisão' acabaria por noticiar que a mãe de Sofia era novamente vista nas ruas de Lisboa.

Sofia Ribeiro; Salomé Ribeiro
Sofia Ribeiro; Salomé Ribeiro

A Flash! tentou contactar Sofia Ribeiro para perceber qual a exata situação em que se encontra, neste momento, a mãe, de 74 anos, mas sem sucesso. No entanto, através de uma fonte, a nossa publicação sabe que a atriz se mantém vigilante em relação à mãe, ainda que não possa controlar tudo porque a situação é "mais complicada do que aquilo que se julga" e envolve um "quadro sério de saúde mental". "A Sofia aquilo que fez durante toda a vida foi ajudar a família, mas como ela própria já disse, para as pessoas serem ajudadas têm de querer, de deixar, de permitir. E a mãe da Sofia tem uma questão muito séria de saúde mental. Não é um assunto que possa ser tratado de ânimo leve", diz uma fonte, admitindo, no entanto, que a atriz nunca negligenciou a mãe. 

SOFIA DÁ UM LAR ÀS SOBRINHAS

Apesar da grande preocupação com a mãe, neste momento o foco máximo de Sofia Ribeiro está nas duas sobrinhas, filhas da sua irmã Tânia, pelas quais se responsabilizou em 2023, como que as salvando da situação mais delicada que atravessavam.

"Há muito tempo que a Sofia era a pessoa de referência das meninas, a estabilidade, porque a irmã [Tânia] tem passado por coisas complicadas, e o pai das crianças também. É uma vida difícil, com problemas com a Justiça e o que aconteceu foi que as meninas já estavam sinalizadas pela comissão de proteção de menores e se a Sofia não agisse iam para a adoção comum", contou uma fonte, acrescentando que, assim que tomou conhecimento do facto, a atriz disse que queria dar início ao processo de adoção das sobrinhas.

A guarda das menores foi-lhes entregue e desde essa altura, a atriz readaptou a sua vida para passar a ser mãe a tempo inteiro, vivendo atualmente com as sobrinhas. 

Hoje, as meninas são a sua grande prioridade, ao mesmo tempo que tenta gerir o caos da sua família, ainda que, para se preservar tanto a si como às sobrinhas que adotou, tenha, por vezes de manter uma espécie de distância de segurança.

"São assuntos muito complicados. A verdade é que a Sofia tem sempre feito de tudo para ajudar, tanto a mãe como a irmã, mas às vezes as pessoas precisam de querer ser ajudadas. E ela já não consegue fazer mais do que aquilo que está a fazer", explica a mesma fonte.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável