Numa altura em que nos aproximamos a passos largos do Natal, a rainha Sofia de Espanha sofreu um golpe duríssimo, com a morte da sua prima e confidente Tatiana Radziwill, que faleceu aos 86 anos.
As duas eram grandes amigas, confidentes e, ao lado da irmã da Rainha emérita, Irene, formavam um trio à prova de tudo. Ao longo dos anos, era frequente vê-las juntas em diversas ocasiões, sobretudo nas férias em Maiorca, que partilhavam lado a lado ano após ano.
A cumplicidade era tanta que Tatiana era frequentemente apelidada de irmã da rainha Sofia. No entanto, a sua condição de saúde complicou-se ao longo dos últimos anos com a prima da monarca a deslocar-se de cadeira de rodas.
Um duro golpe para Sofia que se prepara para enfrentar um Natal triste. Esta é uma época do ano que a monarca já costuma viver com grande recato, passando-a apenas ao lado da irmã, Irene, e apenas saindo para a Missa do Galo, ao lado do filho Felipe VI. Agora, há renovadas razões para que a rainha emérita passe a quadra mais resguardada, enquanto chora a dura perda.