
Num vídeo aparentemente inocente, o ex-concorrente do reality show de talentos culinários 'Masterchef Portugal', na RTP1, gaba-se de ter na mão um produto de luxo, declara a sua origem e até diz como o conseguiu obter, apesar de estar totalmente proibido de entrar em toda a União Europeia desde abril de 2022.
"Sabem o que é isto? Isto é caviar de esturjão. A minha mulher é russa e ela é que me arranjou. É o número 1. Bem haja, forte abraço", congratula-se o polémico cozinheiro de 53 anos, que tem feito sucesso nas redes sociais desde que foi expulso, segundo ele "injustamente", do concurso que sagrou vencedora a candidata Sahima, nascida em Moçambique.
Numa varanda do Hotel Palácio do Estoril, o chef conta peripécias do seu piquenique de luxo. "Há 'pairing' quando tudo se conjuga em harmonia. Com a minha mulher, num belo dia de primavera, na varanda do quarto uma garrafa de Louis Roederer Cristal, caviares de esturjão e salmão empratados em louça Yin-Yang, manteiga dos Açores, tostas e mar à vista". E acrescenta: "Os caviares são russos e segundo a história da Louis Roederer este champagne o cristal foi criado para o Czar Alexandre II. Resumindo tenho todos os ingredientes para o 'pairing' perfeito, não sou czar mas sou Alexandre".
SANÇÕES PROIBEM CAVIAR
Caviar de esturjão é um dos alimentos que estão proibidos de circular nos países da União Europeia e fazem parte da extensa lista de produtos russos proibidos por sanções económicas à Rússia devido à invasão da Ucrânia.
Há um ano, quando o caviar, bem como a bebida espiritual vodka, foram incluídas nas interdições, o jornal 'Le Monde' escreveu que "após a proibição da importação de caviar russo, a Rússia é agora apenas um ator secundário na produção de ovas de esturjão".