
Aos 56 anos de idade, Alexandra Lencastre decidiu revelar o maior segredo da sua vida: na segunda gravidez, fruto da então relação com Piet-Hein Bakker, estava à espera de gémeos, um menino e uma menina. No entanto, o rapaz "não evoluiu" e a atriz só viu nascer a filha, Catarina, hoje com 23 anos. Um drama que a estrela de 'Por Ti' "nunca" partilhou com ninguém, só agora ao seu diretor da SIC, Daniel Oliveira, em 'Alta Definição'.
"Quando estava grávida da minha Catarina, a segunda filha, estava de gémeos. E um deles, que era rapaz, não evoluiu. Portanto, soubemos muito cedo que a outra criança não iria nascer e vivemos uma gravidez de risco, com medo de que a Catarina também não sobrevivesse", recordou, acrescentando, emocionada: "A minha médica dizia-me que eu não podia andar, que não podia correr, que não podia pegar na Margarida ao colo… Mas também não podia ficar deprimida, porque a criança ia nascer triste...", justifica Alexandra Lencastre, recordando as palavras da médica: 'Tem de amar essa criança que vem aí'."
Emocionada, a atriz continuou a falar deste drama na sua vida. "Vivi esse luto muito sozinha. E ainda vivo, porque gostava muito de ter três filhos. Costumo dizer sempre que três é a conta que Deus fez, e gostava muito de ter tido esse filho. E faz-me falta esse filho, essa energia masculina. Fez-me falta toda a vida não ter tido esse rapaz, mas é a vida e temos de aceitar. Por alguma razão ele não veio, virá noutra vida ou será filho de uma das minhas filhas."
Na parte final da conversa com Daniel Oliveira, Alexandra penitenciou-se de algumas coisas como mãe – "dura" para as duas filhas quando eram crianças. "Foram crianças menos felizes e menos espontâneas por causa disso. Não me lembrava de que tinha sido assim tão dura com elas. Aí falhei muito como mãe. Portanto, peço desculpa às minhas filhas, Margarida e Catarina."