
Em 2008, Amélia de Jesus tornou-se numa excêntrica ao ganhar o prémio máximo do Euromilhões, no valor de 51 milhões de euros. Desde então, passou a ser uma figura mediática a nível nacional, com a sua história a ser acompanhada com curiosidade pelos portugueses. Apesar da fortuna, do peso que perdeu, e dos carros, casas e joias que comprou, pouca coisa mudou, no fundo, na sua vida.
Continua a morar na mesmo localidade, em Bem Viver, Marco de Canaveses, e, em entrevista ao 'Doa a Quem Doer', da CMTV, reagiu às notícias que davam conta de que estava na miséria, com os vizinhos a alimentarem a narrativa de que a euromilionária já tinha estoirado a sua fortuna. Para mostrar que estão enganados, abriu a garagem para mostrar o seu novo Ferrari exclusivo, com todos os detalhes feitos propositadamente para si, com estofos à medida.
Na conversa, falou ainda com saudades da mãe e do primeiro marido, que já faleceram, e diz estar a preparar o seu próprio funeral, à semelhança de Pinto da Costa, com um caixão feito em pau de santo, que virá do Brasil, e lhe custará milhares de euros.
Inevitavelmente, falou-se ainda do segundo casamento de Amélia com Abílio Ribeiro, que a levaria a perder milhões de euros, com a euromilionária a alegar em tribunal ter sido pressionada, com ameaças e agressões, pelo ex-companheiro, para lhe transferir 13 milhões de euros.
"Ele não tinha direito a nada, mas dei-lhe porque quis", admite agora, à distância. "É um bom homem", diz Amélia, que depois ainda manteve outro relacionamento, mas de momento afirma estar solteira.