
É o próprio Manuel Luís Goucha que assume viveu nos últimos dias um "excesso de horas de trabalho" e que pensou que fosse esse o motivo das dores que sentia nas costas associado a outros sintomas. Assustado, foi às urgências do Hospital dos Lusíadas, onde foi internado nos Cuidados Intensivos com uma "ligeira embolia pulmonar". O apresentador está internado e tenta desdramatizar a situação, mas a verdade é que ficou vários dias nesta unidade onde ficam os casos mais graves, e tem estado a "levar umas picadas e a fazer umas TAC", ou seja, continuam os exames médicos. Este excesso de trabalho acontece, essencialmente, por causa da aposta da TVI em Cristina Ferreira para derrotar as audiências de 'Preço Certo', que ajudava, e muito, na guerra pela liderança do horário nobre da televisão em Portugal. Há muitos anos que Fernando Mendes era líder, mas Cristina conseguiu derrotar o "gordo" com 'Apanha se Puderes'. Perante este sucesso, Cristina foi obrigada a gravar vários programas por dia, deixando o 'Você na TV' aos cuidados de Manuel Luís Goucha, que agora se ressentiu dessas horas sozinho em estúdio. É que se Cristina é um furacão aos 39 anos, Goucha de 62 anos, já precisa de mais tempo de repouso para recuperar da adrenalina e dos picos de stresse de uma emissão diária de 3 horas. Goucha preparava-se para entrar de férias quando foi confrontado com esta delicada situação de saúde, que o vai obrigar a abrandar o ritmo. Apesar disso, o apresentador, no comunicado que emitiu, já está com a cabeça no regresso à televisão no próximo dia 14, se tudo correr bem, altura em que promete uma surpresa.
Este excesso de trabalho acontece, essencialmente, por causa da aposta da TVI em Cristina Ferreira para derrotar as audiências de 'Preço Certo', que ajudava, e muito, na guerra pela liderança do horário nobre da televisão em Portugal. Há muitos anos que Fernando Mendes era líder, mas Cristina conseguiu derrotar o "gordo" com 'Apanha se Puderes'. Perante este sucesso, Cristina foi obrigada a gravar vários programas por dia, deixando o 'Você na TV' aos cuidados de Manuel Luís Goucha, que agora se ressentiu dessas horas sozinho em estúdio. É que se Cristina é um furacão aos 39 anos, Goucha de 62 anos, já precisa de mais tempo de repouso para recuperar da adrenalina e dos picos de stresse de uma emissão diária de 3 horas.
"Aceito grato tudo o que a vida me dá, até os momentos menos agradáveis, mas estes que impliquem dor, sofrimento, fragilidade ou doença considero-os muito íntimos e por isso não partilháveis. Regressarei ao trabalho dia 14, tal como estava previsto, e ainda por cima com uma surpresa. Prepare-se!", diz. Ou seja, mesmo doente com alguma gravidade, o apresentador não deixa de pensar na televisão, naquilo que o tornou numa das figuras mais conhecidas, e acarinhadas, de Portugal. "Por questões de vigilância e segurança permaneci dois dias na Unidade de Cuidados Intensivos, dos quais saí ontem para um quarto onde me vou manter por mais dois dias em vigilância. A alta está prevista para dentro de 48 horas prosseguindo então com as minhas férias, como estava previsto até dia 14. Digamos que as férias começaram de forma diferente, porém não original, que se bem se lembram há seis anos também em vésperas de férias, aqui vim parar de urgência para ser operado à vesícula! Aproveito para agradecer uma vez mais o cuidado com que fui tratado por quantos trabalham no Hospital Lusíadas", escreveu Manuel Luís esta segunda-feira, revelando que tinha sido internado de urgência.
Para este cansaço acumulado terá contribuído a maratona televisiva vivida aquando da visita do Papa Francisco a Fátima, onde Goucha esteve em direto durante largas horas para a TVI.
Agora, é tempo de descansar e recuperar do excesso de trabalho. É tempo de voltar a ver Cristina Ferreira no 'Você na TV'.