
O rei Felipe VI e Letizia foram das figuras mais notadas na missa inaugural do pontificado de Leão XIV, com a monarca a ser uma das seis mulheres em todo o mundo que tem o privilégio de se vestir de branco integral perante o Papa.
Letizia cumpriu o 'dress code', assim como por exemplo Charlene, que também está autorizada a envegar o branco - está destinado apenas a rainhas consortes de países com forte ligação à Santa Sé - no entanto, houve um pormenor que saltou à vista e está a gerar polémica.
É que a rainha usou uns sapatos de cor nude, em vez dos aconselhados brancos. Apesar de não haver nada que proíba diretamente que os sapatos sejam de uma outra cor, a verdade é que a tradição dita que o branco seja integral. Tanto que em outras ocasiões em que se encontrou com o Papa Francisco Letizia usou branco dos pés à cabeça.
Consciente de que tudo o que faz é notícia, a imprensa espanhola admite que este terá sido um gesto propositado que mostra a vontade de Letizia em fazer uma adaptação mais contemporânea à tradição.