'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sofrimento

Fátima Lopes vítima de racismo: “Lembro-me de não ter ninguém para brincar porque era branca”

Fátima Lopes revela dificuldade em fazer amigos durante a infância em Moçambique. Momento duro que nunca mais esqueceu.
03 de julho de 2018 às 14:49
Fátima Lopes
Fátima Lopes

A facilidade em comunicar e tocar os outros são características que facilmente lhe são reconhecidas, no entanto, Fátima Lopes, de 49 anos, também viveu momentos difíceis.

Um dos períodos mais complicados da estrela da TVI foi quando aos oito anos se mudou com os pais para Moçambique e não tinha amigos para brincar na escola... por causa da difença da cor da pele. 

"O período que tenho mais presente é o da chegada a Moçambique. Foi fácil criar laços fortes com a garotada do bairro. O mesmo não aconteceu na escola, onde a cor da minha pele era um obstáculo. Lembro-me de não ter ninguém da minha turma para brincar no recreio porque era branca", recorda num texto publicado na plataforma digital, Simply Flow.

A mãe da apresentadora foi o seu grande pilar. "Depois de confessar à minha mãe a tristeza que sentia pela inexistência de amigos, ela pôs-se a caminho e conversou com o professor".

O problema acabou por afetar a apresentadora, que hoje recorda este episódio como um grande ensinamento. "Foi na escola que aprendi as particularidades da cultura moçambicana", explica na mesma publicação.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável