
O cantor de 28 anos, Fernando Daniel, era um dos favoritos à vitória da edição deste ano do Festival da Canção da RTP. Porém, são os 'NAPA' que vão representar Portugal na Eurovisão, com o tema 'Deslocado'. Um desfecho que acabou por surpreender… até o próprio Fernando Daniel que ficou em terceiro lugar na tabela.
Na sua página de Instagram, o cantor mostrou o seu descontentamento e descreveu os últimos dias como "bastante cansativos" e os mais difíceis da sua vida, principalmente por ter sido pai pela segunda vez após ter sido apurado para a final do Festival da Canção.
"Foi uma belíssima jornada que culminou de forma bonita, não para mim, mas para uns rapazes que gostei de conhecer que são os NAPA, a quem desejo as maiores felicidades e que, como muitos de vocês, estarei a torcer na Eurovisão", escreveu o artista que apesar do apoio que demonstrou aos vencedores não escondeu a desilusão: "Uma vez que não terminou de forma bonita para mim, não escondo a tristeza, até porque não sou hipócrita e a minha espinha dorsal funciona, graças a Deus, na perfeição (…) há coisas que são difíceis de entender, mas talvez seja melhor assim".
Fernando Daniel salientou "sentir constantemente a pressão" e explicou que "interessava era a canção e a capacidade para a defender em palco". Apesar de tudo, mostrou-se orgulhoso da sua equipa e disse não ter arrependimentos mesmo não tendo alcançado o lugar que gostaria: "Ambicionava e disse-o várias vezes: 'Gostaria de vencer a Eurovisão e de dar essa alegria aos portugueses a fazer aquilo que mais gosto'. Já não irá acontecer, mas em momento algum me arrependo de o ter dito. Não foi dito com presunção ou arrogância. Veio de um lugar com muitos sonhos ainda por cumprir".