'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

'Festa é Festa' em alerta máximo. TVI e Plural com plano para evacuar à pressa atores dos Açores

A TVI e a produtora Plural definiram um plano para evacuar de emergência do arquipélago os protagonistas da novela de sucesso do canal. Os últimos a gravar na ilha do Faial foram as estrelas Ana Guiomar, Pedro Teixeira, Pedro Alves, Sílvia Rizzo e Ana Marta Contente.
Por João Bénard Garcia | 23 de março de 2022 às 19:45
A carregar o vídeo ...

A TVI e a produtora Plural tinham um plano traçado para evacuar de emergência os protagonistas da novela 'Festa é Festa' se a crise sísmica da ilha de São Jorge se agravasse ou se um vulcão entrasse em erupção.

A revelação foi feita ao site FLASH! por Joaquim Nicolau, o diretor de atores da novela de sucesso da estação de Queluz de Baixo. "A crise sísmica de São Jorge começou quando tínhamos os protagonistas ainda na ilha do Faial e por isso traçámos um plano de evacuação de emergência", revela, explicando como tudo estava previsto: "O plano seria evacuá-los de imediato por avião para Ponta Delgada e de lá trazê-los o mais rapidamente possível para o continente".

Caso uma erupção mais forte ocorresse e impedisse as aeronaves de circularem, Joaquim Nicolau garante que "a evacuação por barco teria que ser equacionada como alternativa" e deixando em aberto a possibilidade de recorrer "à base das Lages, que tem boas infraestruturas para estas situações de emergência".

REGRESSO ANTES DO PERÍODO MAIS PERIGOSO

Os últimos a abandonar a ilha do Faial foram, precisamente, os protagonistas da novela. Para último a gravar ficaram Ana Guiomar, Pedro Teixeira, Pedro Alves, Ana Marta Contente e Sílvia Rizzo, que apenas chegaram hoje, dia 23, ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vindos da Horta, depois de aí terem atracado a bordo de um navio de cruzeiros.

Recorde-se que, nos últimos dias, os sismógrafos registaram mais de 1800 abalos telúricos na zona central da ilha de São Jorge, cem dos quais sentidos pela população.

As autoridade de Proteção Civil açorianas estão em alerta máximo para a hipótese de terem que evacuar a população da ilha, em especial os moradores na vila de Velas, a maior povoação de São Jorge. As hipóteses de um tremor de terra destruidor ou da erupção de um vulcão a qualquer momento não foram ainda descartadas.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável